22 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói em alerta: sensação térmica pode chegar a 40°

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Defesa Civil recomenda reduzir exposição ao sol, menor atividade esportiva e atenção com a hidratação
onda de calor
Combinação de temperaturas elevadas e baixa umidade aumenta o desconforto e os riscos para a saúde. Foto: arquivo

O alerta apareceu no serviço da Defesa Civil de Niterói, neste domingo: temperaturas elevadas e baixa umidade. A combinação aumenta o risco à saúde de problemas causados pelo calor. A Climatempo prevê temperaturas de 38 graus na cidade. Mas a sensação térmica – e o desconforto – será maior, podendo chegar a 40 graus.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) detectou uma nova onda de calor no país, a quarta do ano, ainda distante do verão, com pico neste domingo. A temperatura permanece  elevada em grande parte do país nos próximos dias e ao menos 12 estados serão atingidos, incluindo o Rio de Janeiro. Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí  serão outros estados afetados pela onda de calor.

Em Niterói, a máxima pode chegar a 38° neste domingo, com sensação térmica de mais de 40°. De acordo com o site de meteorologia Climatempo, pode haver melhora na parte da tarde, com a previsão de algumas nuvens no céu. Mas sem chuvas.

– Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos. Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá,  Campo Grande, Palmas, Goiânia, Brasília e Belo Horizonte. É possível que esta onda de calor seja mais forte do que a de setembro, em termos de duração e abrangência – destacou o meteorologista Vinicius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo.

 

COMPARTILHE