Niterói por niterói

Publicado

Niterói, em clima de Natal, da economia à cultura

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Avanço na vacinação estimula comércio e festas de fim de ano, porém nova variante ainda preocupa
IMG-20211207-WA0003
Comércio se veste de festa, em Icaraí
Pisca-pisca, laços vermelhos, estrelas, sinos e árvores de Natal. Os tradicionais adereços natalinos enfeitam as ruas de Niterói, trazendo o clima de fim de ano para a cidade. E já é Natal até nas linhas de ônibus de Niterói. No último domingo, 5/12, Felipe Chagas, advogado e morador da Região Oceânica, foi trabalhar de “carona” com o Papai Noel e a Mamãe Noel. “Alguns adultos se sentiam crianças no ônibus. Vi uma idosa falar para a trocadora “Mamãe Noel” para que não se esqueçam do presente dela, foi muito legal”, conta.
O pequeno Ezequiel Souza, de um aninho, foi conhecer o Papai Noel no Plaza Shopping, pela primeira vez esse ano. Ele, como muitos outros bebês nascidos na pandemia, faz parte da geração dos “coronials”, quem veio ao mundo após o coronavírus. A vendedora e mãe de Ezequiel, Isabela Souza, procurou um horário mais vazio para levar o filho. “É a primeira vez dele saindo para ver o Natal. Eu ainda estou com um pouco de medo por causa da nova variante (ômicron) e dessa gripe que está lotando os hospitais”, conta.
Apesar da incerteza trazida pela  variante, o avanço da vacinação neste segundo ano de crise sanitária trouxe um pouco mais de esperança, fazendo os consumidores voltarem a frequentar locais públicos. É o que atesta a gerente de uma loja no Plaza, Cibele Rodrigues. “Eu ainda ouço algumas senhoras de idade dizendo que é a primeira vez que voltam ao shopping desde o início da pandemia. Muita gente vai passar o Natal com a família esse ano, ao contrário do ano passado, então a gente tem vendido mais presentes exatamente ouvindo isso, que as pessoas vão se visitar de novo”, afirma.
Movimentação e economia
Caminhando pela Rua Ator Paulo Gustavo, em Icaraí, dá para perceber a movimentação das ruas, que já estão decoradas para o Natal desde novembro. Muita gente circulando pelas lojas, algumas com sacolas de compras, outras apenas espiando as vitrines.  “Desde 2020 eu percebi que as pessoas estão selecionando muito qual vai ser o tipo e compra que vão fazer. Antes da pandemia as pessoas compravam para mais pessoas da família, agora não. Uma cliente minha disse que só amigo oculto e crianças da família irão ganhar presente”, relata Débora Cordeiro, vendedora de loja de rua.
É o caso da niteroiense Renata Assumpção, cuja irmã será a felizarda nesse Natal. “Estou comprando só para ela. Antes presenteava todo mundo, agora tem que reduzir, né? E não dá para ser muito caro, mas também não quero deixar de dar um presentinho”, conta a consumidora, enquanto procura uma sandália que caiba no pé da irmã e no orçamento mais econômico.
Segundo alguns lojistas da região, o movimento caiu em relação ao ano anterior, mas a tendência é esquentar mesmo a partir da segunda quinzena de dezembro. “A nossa expectativa para as vendas nesse fim de ano é superar o ano de 2020, que foi um período muito difícil. No cenário atual, por mais que tenha a variante ômicron, com a vacinação as pessoas têm se sentido mais seguras”, pontua Rodrigo Felix, gerente de loja no Shopping Icaraí.
É o que reforça Luiz Vieira, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL). “As perspectivas são positivas para dezembro e temos a previsão de um aumento de 10% nas vendas; comparando com o ano de 2020.”
Para estimular o crescimento e o comércio niteroiense, o CDL lançou a campanha “Natal Premiado”. Serão sorteados 40 prêmios em quatro semanas. Um caminhão, com direito a Papai Noel e animadores, circulará pela cidade e fará paradas em pontos estratégicos do município e nas lojas dos associados CDL Niterói participantes, destacando o ponto e incentivando pessoas a aderirem às promoções e aos sorteios.
Mais campanhas e promoções
Para atrair a clientela e estimular os resultados das vendas de fim de ano, o Center Icaraí vai sortear prêmios: a cada R$100 em compras em qualquer loja da galeria, o consumidor ganha um cupom para concorrer. Já o Plaza investiu na promoção “35 Natais com você”, em que o cliente acumula pontos no app e ganha cupons para resgatar benefícios.
O Shopping Icaraí vai funcionar em horário estendido, das 9 às 22h, abrindo uma hora mais cedo e fechando duas horas mais tarde do que o habitual. Também vai abrir dois domingos: 12 e 19 de dezembro.
Programação de Natal
A árvore de Natal de São Francisco tem sido a atração da cidade, reunindo centenas de pessoas em torno dos seus 50 metros de altura e mais de um milhão de microlâmpadas de LED. O telão digital no interior da árvore mostra imagens da cidade e fotos postadas nas redes sociais com a hashtag #NatalNiterói. Para quem ainda não viu, o horário de visitação é das 19h às 23h39 diariamente. Também é possível tirar fotos com o Papai Noel.
Além da tradicional decoração natalina no pátio principal, com direito a duendes, Papai Noel e uma enorme árvore de Natal, aos fins de semana, o Plaza Niterói apresenta o musical “Uma Surpresa de Natal”, no terraço do shopping, localizado no piso G6. Os ingressos são liberados apenas para clientes cadastrados no aplicativo “Meu App Plaza”, das categorias 2 e 3, de acordo com o regulamento. As próximas datas são 11, 12, 18 e 19 de dezembro. Para participar, é preciso apresentar comprovante de vacinação completo para quem tem mais de 18 anos.

COMPARTILHE