Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói Ecotur Trilhas sem Barreiras retorna neste fim de semana

COMPARTILHE

No sábado, visitantes farão trilha no Caminho de Darwin, e no domingo passeio será na Trilha Platôs, no Parque da cidade
O projeto Niterói Ecotur Trilhas Sem Barreiras retorna neste fim de semana. Foto- Divulgação Prefeitura
O projeto “Niterói Ecotur Trilhas Sem Barreiras” retorna neste fim de semana. Foto: Divulgação Prefeitura

O projeto “Niterói Ecotur Trilhas Sem Barreiras” retorna neste fim de semana, promovendo passeio acessível ao Parque da Cidade e ao Parque Rural do Engenho Mato. No sábado, o projeto percorre o Caminho de Darwin, e no domingo, a visita será à Trilha dos Platôs, no Parque da cidade. Para cada dia, há dez vagas disponíveis, sendo 10% para pessoas com dificuldade de locomoção. As informações e inscrições são através do site da Niterói Ecotur.

No sábado (23), o encontro será às 9h30, no Parque Rural do Engenho do Mato, na Rua Dois, Quadra 38. A saída será às 10h. Já para o passeio na Trilha Platôs, no domingo (24), o ponto de encontro será o Parque da Cidade, em São Francisco, também às 9h30, para saída às 10h.

Jovens e crianças na faixa etária de 10 a 16 anos só podem participar das trilhas acompanhados dos responsáveis legais, mediante autorização por escrito disponível no local. Para os jovens na faixa-etária de 16 a 18 anos, é necessária uma autorização dos responsáveis legais.

O Ecotur é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, de Acessibilidade, o Clube de Montanhismo e o Parque Rural do Engenho do Mato. O projeto “Niterói Ecotur Sem Barreiras” oferece aos portadores de deficiência, visitantes e turistas, passeios guiados pelas trilhas do Parque da Cidade gratuitos, com guias bilíngues, duas vezes por mês, sempre aos domingos, a partir das 9h. Os grupos são formados de acordo com o nível de cada dificuldade da trilha e com todas as ações preventivas da Covid-19, como o distanciamento dos participantes de até 2 metros.

Os portadores de deficiência são conduzidos em uma cadeira adaptada especialmente para esses passeios, conhecida como Julietti, conduzidos por guias da Neltur e do Clube de Montanhismo. O presidente da Neltur, Paulo Novaes, afirma que o investimento no potencial natural da cidade com suas trilhas, paisagens naturais e parques é necessário para que Niterói assuma cada vez mais sua vocação para o turismo eco-sustentável e para que os portadores de deficiência participem desta experiência. Paulo acredita que o Turismo Eco-Sustentável, pós pandemia, será um dos maiores apelos para que o turismo cresça em Niterói com todo seu acervo ambiental.

COMPARTILHE