Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói é show: cidade já promoveu quase 100 eventos neste ano

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Em novembro, Niterói celebra 450 anos com shows gratuitos de artistas como Marisa Monte, Vanessa da Mata e Alceu Valença
orquestradagrota
A Orquestra da Grota será uma das atrações do aniversário da cidade, dia 22 de novembro, no Theatro Municipal. Foto: arquivo

Numa cidade em que a cultura tem ganho cada vez mais a cena e os holofotes do público, a comemoração dos 450 anos de Niterói chega para endossar essa premissa: a cidade entrou na rota dos shows e é cotada, cada vez mais, como palco de shows de artistas consagrados da música popular brasileira, da música regional e de alguns artistas internacionais. Uma breve retrospectiva do ano não deixa mentir. Segundo a Fundação de Arte de Niterói (FAN), já foram realizados 85 eventos este ano em Niterói, e a maior parte deles foram shows. Com a programação de novembro, o número passa de 100.

Gilberto Gil, Ney Matogroso, Tom Zé e atrações internacionais como Stanley Jordan já passaram pelos palcos da cidade. Theatro Municipal, Sala Nelson Pereira dos Santos, Teatro Popular, Praia de Icaraí, São Francisco, Horto do Fonseca, Piratininga foram palco para as atrações que visitaram a cidade, que chega ao final do ano com uma marca significativa: a cidade exibiu mais de dois shows a cada fim de semana.

NITERÓI 450 ANOS: Veja a programação de shows do aniversário da cidade — A Seguir Niterói (aseguirniteroi.com.br)

Programação intensa

Logo no início do ano, a cidade recebeu Geraldo Azevedo e Frejat no Festival Sesc Verão, na Praça do Rádio Amador. Em junho, foi realizado o festival Niterói Blues & Jazz, que trouxe para a cidade atrações inéditas no país. O line-up contou com nomes como Alabama Mike, Vanessa Collier, Matthew Withaker, Bill Laurence e Laretha Weathersby. Em setembro, no gramado do Centro de Artes UFF, foi promovido o Festival Interculturalidades, com nomes como Hamilton de Hollanda, Tom Zé e Cátia de França.

A edição de 2023 do Festival Marazul, por exemplo, reuniu 5 mil pessoas. O festival contou com a participação de  Zélia Duncan, Flávio Venturini, Os Lobos, Engenho Roots, Theo Kant, Cássio Tucunduva, Júlia Vargas, Marcos Sabino, entre outros. A receptividade do público foi positiva na segunda edição do evento, que teve início em 2022. A expectativa é de que o festival siga no calendário da cidade nos próximos anos.

O valor à cena local

A cidade carrega em seu DNA essa característica de dar espaço para artistas niteroienses, tanto em festivais para o “Pras Bandas de Cá“, em eventos diversos da cidade, como para abertura de shows de grandes artistas. Outra característica é a descentralização desses shows. Icaraí, Centro, Piratininga e São Francisco, Horto do Barreto e Parque Rural são alguns dos bairros que costumam ser cenários de shows na cidade. Na programação dos 450 anos, há uma data reservada para a apresentação de Dalto, Marco Sabino e Biafra, dia 19, na praia de Icaraí, quando também se apresenta o Barão Vermelho. No dia 22, o show que marca o aniversário da cidade, no Theatro Municipal, terá a Orquestra da Grota do Surucucu.

450 anos e mais

Na última quarta-feira (1), o A Seguir revelou a programação completa dos shows na cidade em comemoração aos seus 450 anos, comemorados no dia 22 de novembro. A lista contempla toda a agenda de eventos, a partir do dia 11, no próximo fim de semana, horários e locais das apresentações. Nomes importantes da música popular brasileira como Barão Vermelho, Marisa Monte, Vanessa da Mata e Alceu Valença fazem parte da programação. Os palcos serão distribuídos em 4 pontos da cidade: Praia de Icaraí, Centro, Piratininga e Parque Rural. A expectativa, segundo a Prefeitura, é que os shows reúnam cerca de 20 mil pessoas.

Mas quem pensa que é a reta final se engana. Em dezembro, a árvore de natal será atração na Praça do Rádio Amador, em Charitas. E ainda tem o Réveillon, em que a cidade já trouxe nomes como Skank, Gilberto Gil, Baby do Brasil e Barão Vermelho. No domingo (5), a prefeitura anunciou que o show de Réveillon em Icaraí terá Lulu Santos.

COMPARTILHE