COMPARTILHE
Preparem seus cosplays e energias, nerds e geeks de Niterói! O Sesc de Niterói será palco do “Sesc Orgulho Nerd” entre os dias 29 e 31 de maio, com uma programação totalmente gratuita e que promete agitar o próximo fim de semana. Das 8h às 17h, o evento reunirá fãs de quadrinhos, animação, games, cultura pop e as últimas novidades em tecnologia.
A programação está recheada de atrações. A artista e pesquisadora Ana Carolina Oliveira trará uma perspectiva afrocentrada sobre a história e o significado dos jogos de tabuleiro, mostrando a influência dos jogos tradicionais nos modernos e seu potencial pedagógico. As palestras com Ana Carolina acontecerão nos dias 29 e 31 de maio, às 9h.
Geek é um anglicismo e uma gíria inglesa que se refere a pessoas peculiares, às vezes tidas como excêntricas. Com o tempo, foi ganhando novos significados e atualmente se aplica a fãs de tecnologia, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, mangás, animes, livros, filmes e séries, que se reúnem muitas vezes com roupas de seus personagens favoritos.
Com o tema “Vidas através da tecnologia”, o Sesc Orgulho Nerd 2025 em Niterói busca explorar como a tecnologia se entrelaça com a nossa existência, influenciando trajetórias e a própria evolução. A cultura geek, através da cibercultura, demonstra seu poder na criação de espaços sociais que afirmam e fortalecem grupos historicamente marginalizados, construindo, através da tecnologia, um caminho para uma sociedade mais diversa, justa e igualitária.
O mercado geek no Brasil movimenta altas cifras, estimadas em mais de R$ 97 bilhões por ano. Criado em 2020, o projeto do Sesc RJ celebra o Dia do Orgulho Nerd em Niterói pelo 5° ano.
Além dos bate-papos, o público poderá mergulhar em exposições temáticas. Uma delas explorará o universo do cinema geek, com destaque para a saga Star Wars, reunindo itens de colecionador e interações imersivas. Outra exposição conectará o mundo geek com a ciência, abordando os fundamentos da astronomia através de projeções celestes. A mostra “Afrogeek” apresentará dioramas da artista Adriana Amaral, que misturam a cultura pop com elementos afrobrasileiros, criando narrativas visuais únicas.
Amantes da dublagem também terão um espaço especial. Nos dias 29 e 31 de maio, às 14h, os dubladores niteroienses Pedro Azevedo e Pablo Barros compartilharão suas técnicas, curiosidades e experiências profissionais. A iniciativa valoriza os talentos da nossa cidade e aproxima o público dos profissionais da dublagem.
COMPARTILHE