COMPARTILHE
Niterói foi a vencedora da etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, para municípios com mais de 100 mil habitantes, na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Também finalista no pilar Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, Niterói garantiu a terceira colocação geral – entre os 326 municípios do país com mais de 100 mil habitantes – no prêmio principal da noite, o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA).
A premiação foi realizada na noite desta quarta-feira (30), no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). O atual prefeito Axel Grael (PDT) estava acompanhado de seu antecessor e correligionário, Rodrigo Neves, que está em capital federal participando do grupo de trabalho do governo de transição de Lula na área de cidades e habitação.
– É um orgulho recebermos o troféu em Infraestrutura e Mobilidade Urbana e ficar entre as três melhores cidades do país na categoria principal dessa premiação. Há 10 anos, construímos em conjunto com a população o plano Niterói Que Queremos, e hoje estamos vendo os resultados dessa política de construção coletiva – destacou o prefeito.
O Escritório de Gestão de Projetos (EGP) da Prefeitura de Niterói enviou ao Cidades Excelentes os principais projetos em desenvolvimento na cidade, como o Pacto Niterói contra a Violência, o Parque Orla de Piratininga, a Moeda Social Araribóia e o Niterói Jovem Ecosocial.
Destacaram-se, no entanto, os programas relacionados à Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Por exemplo: a revitalização da Alameda São Boaventura, a expansão da malha cicloviária da cidade, a nova rotatória de Camboinhas, o acesso à Rua Mem de Sá, a revitalização do trecho norte da Avenida Marquês de Paraná e de toda a Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro.
Na etapa estadual, realizada no início de novembro, o município venceu em seis das sete categorias. Além do IGMA, o reconhecimento principal, a cidade venceu em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, a iniciativa visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão nos 5.570 municípios brasileiros, além de melhorar os serviços prestados aos cidadãos.
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além de projetos enviados pelas próprias prefeituras por meio do site oficial do prêmio.
Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Os municípios são agrupados em três categorias, de acordo com o porte da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.
COMPARTILHE