Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói é a segunda cidade do Rio de Janeiro que mais arrecadou ISS

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Os dados sobre a arrecadação Imposto Sobre Serviços de 2022 constam de um boletim elaborado pela Secretaria Municipal de Fazenda
setor-de-servicos
Os serviços de Tecnologia da Informação registraram aumento de 140% na emissão de notas fiscais. Foto: reprodução Internet

A cidade de Niterói é a segunda do estado do Rio de Janeiro que mais arrecadou Imposto Sobre Serviços (ISS) em 2022, segundo informou a Prefeitura.

Os dados sobre a arrecadação constam da nona edição do Boletim de Movimento Econômico, elaborado pela Secretaria Municipal de Fazenda (SMF). De acordo com o levantamento, de janeiro a dezembro de 2022, a arrecadação de ISS em Niterói está atrás apenas da cidade do Rio de Janeiro, na comparação dos dados de 19 municípios que compõem a Região Metropolitana.

Leia mais: Niterói é a segunda cidade do Leste Fluminense com maior salário médio inicial, aponta estudo da Firjan

O Boletim de Movimento Econômico da SMF apresenta também informações sobre a emissão de notas fiscais de serviços no primeiro trimestre de 2023 (de janeiro a março). Neste período, foram emitidos, diariamente, em média, 23,7 mil documentos fiscais em Niterói. No mesmo período de 2022, a média diária foi de 21 mil notas fiscais emitidas, o que representa um aumento de 12,8%.

O setor de “serviços de Tecnologia da Informação” registra, de janeiro a março de 2023, aumento de 140% na emissão de notas fiscais de serviço eletrônicas, na comparação com o primeiro trimestre de 2022. O setor lidera o ranking de emissão de documentos fiscais no período analisado.

Em segundo lugar, está o segmento “outras atividades profissionais, científicas e técnicas” com aumento de 53,23% na emissão de notas fiscais de serviços. Este setor envolve atividades de consultoria e assessoria em moda, imagem pessoal, culinária, projetos culturais, medicina do trabalho e esportes.

Leia também: Niterói tem 157.746 pessoas com carteira assinada – 37% da população

A maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) e em emprego no Brasil, está no setor de serviços. Este cenário se repete no município de Niterói. Ao comparar o primeiro trimestre de 2023 com o mesmo período de 2021, o Boletim revela que o volume de transações do setor de serviços na cidade cresceu 36%.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca que os dados apurados pelo Boletim comprovam o aquecimento da economia no município:

– Esse resultado reflete, ao mesmo tempo, o aquecimento da economia de Niterói, por meio de políticas públicas e de incentivo ao ambiente de negócios, e o investimento em modernização e digitalização do Município que temos empreendido nos últimos anos – afirmou Grael.

De acordo com a secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz,  Niterói tem apresentado um crescimento consistente do setor de serviços nos últimos anos. O quadro, segundo ela, demonstra o compromisso do governo de conceder os “incentivos corretos” a setores estratégicos e indutores da economia local; promover um “ambiente de negócios mais ágil e desburocratizado”, além de proteger os empregos por meio do Programa Empresa Cidadã e outras políticas públicas.

O Boletim de Movimento Econômico da SMF constata ainda que o grupo “Atividades de atenção à saúde humana” segue com a maior participação na arrecadação de ISS para Niterói. Além disso, o grupo “obras de infraestrutura” apresenta aumento de 216% na arrecadação de ISS no primeiro trimestre de 2023.

O Boletim de Movimento Econômico está disponível no site da Secretaria Municipal de Fazenda.

COMPARTILHE