Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói é a notícia. A Seguir reúne jornalistas para falar da cidade e debater os desafios do pós-pandemia

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Numa parceria com a Livraria da Travessa, encontro vai celebrar Niterói dois dias antes de seu aniversário, discutir a retomada das atividades e a importância do jornalismo local
Travessa_inauguração2
Livraria da Travessa na Rua Tavares de Macedo: jornalistas discutirão cultura e os desafios da cidade no pós-pandemia. Foto: Divulgação/Travessa

A cidade e a vida em Niterói depois da Covid. O que muda no dia a dia dos moradores? Como vai ser o trabalho? O consumo? O lazer? A cultura? O que aprendemos com a pandemia? Estas são algumas das questões que serão discutidas no debate promovido pelo A Seguir: Niterói neste sábado (20), na Livraria da Travessa, às 18h. Jornalistas, moradores da cidade, vão discutir os desafios que Niterói vai enfrentar a partir de agora, com praticamente todos os adultos da cidade vacinados.

O evento marca o aniversário da cidade, dia 22,  e a parceria  entre o A Seguir: e a Livraria da  Travessa quando o assunto é abrir espaço para discutir Niterói. E também celebra o lançamento do novo  site do A Seguir: Niterói e o novo momento da livraria, que abre o terceiro andar ao público, de forma gradual, para debates e lançamentos de livros.

Mediado pelo jornalista, editor e cronista Luiz André Alzer, o debate reunirá ainda Ana Cláudia Guimarães, colunista do Globo Niterói, a também jornalista Daniela Araújo,  que coordena o projeto BemTV, e Luiz Cláudio Latgé, fundador e editor do A Seguir: Niterói.

Leia mais: Covid: Niterói completa uma semana sem mortes e tem ocupação hospitalar em queda

A Seguir: Niterói surgiu como uma resposta ao tempo em que  vivemos. O site nasceu durante a pandemia, em meio à necessidade de o morador de Niterói ter informações confiáveis sobre a cidade no momento em que a Covid despertava novas preocupações e inúmeras  alterações em sua rotina.

Além de homenagear a cidade, o encontro “Niterói é a notícia” marca também o lançamento de sua nova seção, a TV Nikity. A ideia é produzir reportagens e eventos  ao vivo, que serão transmitidos pelo site. O A Seguir: Niterói quer entregar informação de qualidade para os moradores   em todas as plataformas.

 

Alzer: encontro é oportunidade para discutir jornalismo local. Foto: Arquivo Pessoal

–  O encontro é uma boa oportunidade para discutir o jornalismo e a cidade num momento em que as notícias locais ganharam uma dimensão muito especial na vida da população. A pandemia fez a gente ficar dentro de casa e ter atenção maior sobre o que está mais perto, em volta da gente. O jornalismo local sai mais fortalecido deste período sombrio – diz Alzer.

 

Luiz Claudio Latgé: informações em eventos e canal de TV. Foto: Arquivo Pessoal

– A gente acredita que, no fim da pandemia, a vida do morador de Niterói vai ser diferente do que era antes. É uma necessidade da cidade olhar para dentro, se conhecer e buscar soluções para problemas que a gente vai ter que superar daqui para frente. O site tem como propósito ouvir o morador, seus anseios, suas expectativas e, sobretudo, as soluções que ele vai apresentar para ser aquilo que a gente sempre se orgulhou de ver – destacou o sócio-fundador e editor do A Seguir: Niterói  Luiz Claudio Latgé.

Leia também: Barcas registram aumento de passageiros no primeiro dia de intervalos reduzidos

A jornalista Ana Claudia Guimarães, apaixonada por Niterói, também participará da conversa. Ana Claudia integra a coluna  de Ancelmo Gois, no GLOBO, e é colunista do GLOBO-Niterói, onde, semanalmente, publica notas exclusivas e  muita informação sobre a cidade, sobretudo na área de cultura.

Ana Claudia Guimarães: paixão por Niterói e informação exclusiva. Foto: Arquivo Pessoal

– Desde que comecei a trabalhar como colunista da cidade, sempre encarei cada novo dia como  um novo desafio. A ideia é mostrar sempre  a cidade de forma mais positiva, discutindo pautas, assuntos relevantes e pessoas interessantes. Gosto de mostrar a face mais  linda cidade em que vivemos – destacou a colunista.

Também participará do encontro a jornalista Daniela Araújo, mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas e coordenadora da BemTV, projeto que promove a qualificação  de jovens  em comunidades de Niterói e São Gonçalo. A BemTV atua há 30 anos aqui e tem apostado muito na  linguagem audiovisual, mais próxima dos jovens.

Daniela Araújo: educação é um direito que garante outros direitos. Foto: Arquivo Pessoal

–  A gente chega a conclusões muito duras sobre a realidade do país e uma delas, principalmente no contexto atual, é que a comunicação é um direito humano que garante outros direitos. Sem o acesso à comunicação, os direitos sociais ficam fragilizados. Enviar e receber informação é parte do processo de aprendizado e de melhoria  – ressaltou.

Este será o terceiro encontro presencial da Travessa desde a sua abertura em dezembro de 2020. Os dois primeiros foram lançamentos de livros. Este é o primeiro debate sobre jornalismo na livraria. Sócio-fundador da Travessa, Rui Campos diz que foi uma enorme surpresa abrir em plena pandemia, e ter adesão tão expressiva do público de Niterói.

– Os eventos presenciais são muito importantes pelos encontros, pelas trocas. As coisas acontecem quando a gente está presente, né? A gente ficou 1 ano fazendo evento virtual. Por mais que sejam assuntos badalados, é muito diferente. Niterói tem essa cultura acadêmica. Acho que o terceiro andar tem tudo para se tornar uma praça de encontro do público. A Tavares costuma ser uma rua mais calma. Me fascina olhar para a Travessa e ver aquela multidão – observa.

O músico Jorge Jr, da Orquestra da Grota, e seu inseparável violino. Foto: Arquivo Pessoal

Ao final do  evento, o músico Jorge Jr, da Orquestra da Grota, brindará o público com uma apresentação especial, acompanhado de seu inseparável violino.

O evento começará às 18h e a entrada é por ordem de chegada, seguindo os protocolos sanitários. Use máscara.

Serviço
“Niterói é a notícia”
Data: 20/11 (sábado)
Horário: 18h
Local: Livraria da Travessa de Icaraí
Endereço: Rua Tavares de Macedo, 240, Icaraí

COMPARTILHE