23 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói decreta ponto facultativo nesta sexta à espera do temporal

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Medida segue o decreto do Estado do Rio; meteorologia prevê “situação de perigo”, com chuvas intensas
Niterói ponto facultativo chuva defesa civil
Defesa civil em alerta: Previsão é de chuva de até 200 mm até domingo (24). Foto: Arquivo

Após o alerta de chuva forte em todos os sites de meteorologia, a Prefeitura de Niterói confirmou que irá seguir o decreto do Estado do Rio que determinou ponto facultativo para as repartições públicas estaduais nesta sexta-feira (22) devido à previsão de chuvas volumosas.

Em vídeo publicado nas redes sociais no início da noite desta quinta-feira, o prefeito de Niterói, Axel Grael, orientou a população a não sair de casa e evitar deslocamentos desnecessários.

– Mobilizamos uma força-tarefa para atuar preventivamente na cidade para mitigar os impactos das chuvas previstas para esta sexta-feira (22) e até o próximo domingo (24) – afirmou.

A cidade está em estágio de atenção desde a última terça-feira (19).

A Universidade Federal Fluminense (UFF) já emitiu um comunicado de suspensão das aulas presenciais desta quinta-feira (21). Já as aulas de sexta serão definidas de acordo com as condições do tempo.

Leia mais: Defesa Civil põe Niterói em alerta por chuvas e ressaca

Alerta Defesa Civil

No início da tarde desta quinta-feira (21), a Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico para a cidade de Niterói. Há previsão de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e ventos também de intensidade moderada a forte entre às 18h desta quinta-feira (21) a 12h de domingo (24).

De acordo com o Centro de Monitoramento da Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia, há possibilidade de que temporais e rajadas de vento atinjam a cidade.

Reforço operacional

Além da Defesa Civil e dos mais de 3 mil voluntários dos Nudecs, mais de 2 mil funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin, Administrações Regionais e Nittrans estão mobilizados.

O Decreto Estadual:

Decreto Estadual do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro e o noticiado acerca da previsão de chuvas intensas no estado do Rio de Janeiro e a necessidade de garantir a segurança e a integridade física de magistrados, servidores e jurisdicionados;

R E S O L V E M:

Art. 1º. Suspender as atividades e os prazos processuais, no dia 22 de março de 2024, em todas as unidades do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.

Art. 2º. As medidas de caráter urgente, nos dias 22, 23 e 24 de março de 2024 serão atendidas pelo Plantão Judiciário, que funcionará de forma remota.

Art. 3º. Este Ato entra em vigor na data da sua publicação.

Com o alerta meteorológico, a distribuidora Enel também acionou o seu plano de emergência para eventos climáticos e estará atuando com reforço das equipes operacionais e dos canais de atendimento para eventuais ocorrências que envolvam o fornecimento de energia.

COMPARTILHE