Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói comunica nove mil casos ‘atrasados’ de Covid ao governo do estado

COMPARTILHE

Prefeitura represou dados e informou casos “atrasados” na última semana; número representa quase 20% do total de toda a pandemia
Testes de Covid, em Niterói- 51.365 casos desde o início da pandemia. Foto- Prefeitura
Testes de Covid, em Niterói: 51.365 casos desde o início da pandemia. Foto: Prefeitura

O número chama a atenção na planilha de monitoramento da Covid da Secretaria estadual de Saúde: Niterói documentou 9.056 novos casos da doença na última Semana Epidemiológica, a SE 31, entre 1 e 7 de agosto. Na tabela que reporta a série histórica desde o início da pandemia, a média de casos registrados por semana gira em torno da média de 600, com o pico de 1.392. A anotação representa 21% de todos os casos verificados na cidade. Desta forma, o município passou de 42 mil casos informados até a semana passada para 51.365, no total.

O mapa da Covi em Niterói. Notificações da última semana explodem o quadro. Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

O dado “fora da curva” fez com que o A Seguir Niterói buscasse esclarecimentos com a Secretaria estadual de Saúde, uma vez que a Prefeitura não deu qualquer informação sobre o assunto. A explicação é que se trata de registros de “casos antigos e estão distribuídos ao longo de todo período de pandemia.” O lançamento altera de forma considerável a avaliação do desempenho da cidade no enfrentamento da pandemia. Não há informação se haverá também atualização do número de mortes, algumas vezes questionado diante dos registros apresentados pelos cartórios.

Diz a nota: “A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVASP), informa que, neste sábado (07.08), houve o registro de 12.417 casos de Covid-19, sendo 8.700 somente do município de Niterói. NÃO são casos que aconteceram nas últimas 24h. De acordo com a SMS de Niterói, houve uma revisão dos casos que estavam sem encerramento desde o início da pandemia e, a partir de um trabalho da equipe da vigilância municipal, alguns casos foram confirmados por critério clínico epidemiológico. São casos antigos e estão distribuídos ao longo de todo o período da pandemia.” Até o sábado, a semana registrava 356 novos casos, o que levou a conta da SE 31 para os 9.056 casos.

A Prefeitura de Niterói suspendeu desde maio a divulgação dos boletins epidemiológicos diários, que publicava desde o início da pandemia. É a única cidade do estado que não produz os registros diários para acompanhamento da doença. O acompanhamento é feito pela Secretaria estadual de Saúde, mas têm sido comuns os atrasos e registros parciais. Os óbitos, por exemplo, são registrados apenas semanalmente. Na SE foram registradas 40 mortes. Desde o início da pandemia, 2.087 moradores da cidade morreram vítimas da Covid.

COMPARTILHE