Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói comemora 350 anos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição

COMPARTILHE

Celebrações contarão com uma semana de missas e lançamento de livro
As celebrações foram adaptadas por causa da pandemia. Foto- Divulgação
As celebrações foram adaptadas por causa da pandemia. Foto: Divulgação

Há 350 anos a colina onde hoje fica a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, é um local muito importante para os católicos da cidade, desde a época em que era Nictheroy. Por isso, a celebração do dia 17 de agosto, aniversário da Arquiconfraria e da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Niterói, não poderia passar em branco. As celebrações vão ocorrer do dia 15 a 2 de agosto, com missas solenes diárias, e até o lançamento de um livro.


Patrimônio da cidade

A “Sagrada Colina”, como é conhecida pelos cristãos, possui relevância histórica para a cidade. Segundo os registros históricos, no local onde hoje é a igreja, inicialmente fora construída uma pequena capela por Antonio Correia de Pina, com o dinheiro de esmolas adquiridas dos devotos da santa.

Igreja passou por diversas reformas até chegar a forma atual. Foto: Divulgação

Durante o século XVIII, foi muito frequentada pelos temiminós convertidos ao catolicismo, e oficiais responsáveis pela cidade. Por duas vezes, serviu provisoriamente de igreja matriz de Niterói: entre 1819 a 1831, quando abrigou a imagem de São João Batista, até a construção da nova igreja em homenagem ao padroeiro católico da cidade; e nos anos de 1885 a 1886, quando a catedral passou por obras.

Em 1820, com a reformulação da Rua da Conceição, a igreja teve sua escadaria reconstruída e ganhou as grades de ferro que existem ainda hoje. Com o passar dos séculos, e muitas reformas, a igreja perdeu totalmente seu aspecto original, mantendo somente o local de adoração como característica fundamental. O altar-mor atual é feito em mármore de carrara e possui um vitral francês ao fundo. A imagem da santa saúda quem chega, em um painel de azulejos sobre o portal do templo.

Em 30 de dezembro de 1992 foi tombada pela Prefeitura como patrimônio histórico pela Lei n° 1.161.

Celebrações

O prior Luiz Gonzaga diz que a data é marcante para toda a mesa diretora da Arquiconfraria:

– Com muita fé, acreditamos que conseguiremos deixar marcada esta data tão importante para nós, seja online, ou presencialmente, como todos gostaríamos ,e como a Imaculada Conceição merece. Aproveitamos e convidamos a comunidade a participar mais ativamente em nossa caminhada de fé, seja baixando o aplicativo exclusivo da arquiconfraria em seu celular ou se voluntariando em nossa igreja; convida.

Em respeito às regras de distanciamento social, as missas serão transmitidas também virtualmente. Já o número de pessoas dentro da igreja para as celebrações será restrito, por isso os interessados deverão ligar para reservar um lugar com a secretaria da igreja através do telefone (21) 2717-0154.

O lançamento do livro “Arquiconfraria Nossa Senhora da Conceição – 350 anos de fé e devoção” faz parte das celebrações. Sob o selo da DB Editora, a obra foi escrita pela arquiteta e historiadora Renata Aymoré Gama.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição de Niterói fica na Rua da Conceição, 216, Centro, Niterói, RJ. Estacionamento: Niterói Shopping – Acesso à Igreja pelo estacionamento.

Confira o Calendário das Missas Solenes
15/08 (domingo), às 9h e 11h
18/08 (quarta-feira), às 18h
20/08 (sexta-feira), às 18h
22/08 (domingo), às 9 e 11h
19/08 (quinta-feira), às 18h – Hora Santa Solene do jubileu dos 350 anos e adoração ao Santíssimo Sacramento.

As celebrações virtuais podem ser acessadas no endereço @igrejansdaconceicaodeniteroi

COMPARTILHE