COMPARTILHE
Se a chuva der uma trégua, Niterói terá um fim de semana agitado. Começando pelo Niterói Bike Fest. Inédito na cidade, o evento é o que mais chama a atenção na agenda cultural desta edição. O A Seguir indica o festival que é voltado para os amantes bicicleta e da mobilidade sustentável. O evento será neste sábado (25) e domingo (26), e impressiona pela sua diversidade, que ultrapassa as competições de bike ou até mesmo passeios turísticos pela cidade. No total, serão mais de 15 atividades.
Leia mais: Fim de semana de chuva em Niterói
O Niterói Bike Fest se destaca pelo seu caráter educativo e interativo com sua oficinas e palestras com especialistas em esporte e mobilidade urbana. Entre as atrações da programação, vale destacar também as competições para adultos e crianças, passeios pela cidade, atrações musicais e exposições.
Outro atrativo que merece a atenção é o show do cantor e compositor Ivan Lins, que ao lado de Vitor Martins irá celebrar os 50 anos da bem sucedida parceria neste sábado (25) em apresentação gratuita na Praia de São Francisco, a partir das 18h. Juntos, o carioca Ivan Lins e o paulista Vitor Martins compuseram o clássico “Abre Alas” e as canções como “Vitoriosa“, “Novo Tempo”, “Dinorah Dinorah“, “Lembra De Mim”, entre outras.
Passeios de cicloturismo, competições como a Copa Up Hill, no Parque da Cidade, e uma prova de Short Sprint cheia de adrenalina são alguns dos destaques do Bike Fest. O evento contará ainda com a Bicifeira, uma feira especializada em bikes, que apresentará lojas detentoras do selo “Amigo da Bicicleta”, opções gastronômicas e um bicicletário com capacidade para armazenar 600 bicicletas no local.
Para as crianças, a Arena Kids oferecerá diversão garantida, com uma mini competição de Mountain Bike e uma gincana com decoração de bicicletas. Ainda, para aqueles que desejam aprender a pedalar, o projeto Escola Bike Anjo de Pedal estará presente, auxiliando os iniciantes em seu aprendizado.
O evento propõe ainda ações inclusivas pelo esporte, com a inclusão do ciclismo como ferramenta para o desenvolvimento sustentável e fortalecer a prática de alto rendimento.
Durante o evento, será lançado o livro “Niterói de Bicicleta”, que conta a história do programa e sua importância para o aumento de ciclistas na cidade.
Conhecido pela composição da icônica “Madalena”, conhecida na voz de Elis Regina, Ivan Lins, autor dessa composição, faz show em Niterói neste sábado (25), às 18h, ao lado do seu parceiro Vitor Martins na Praia de São Francisco.
O evento marca a edição de outono do circuito Quatro Estações da Música, promovido pela Coordenadoria Geral de Eventos (CGE) da Prefeitura de Niterói. A abertura ficará a cargo do niteroiense Lucas Felix.
No repertório, canções autorais do seu último lançamento “Canto Que Vem do Mar” e versões de grandes clássicos dos mestres da MPB, como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Milton Nascimento e Caetano Veloso.
O evento ainda contará com set da DJ Taia Pitaia. Arquiteta de formação, tecelã. Taia diz que é viciada em curadoria musical. É conhecida pelo seu set que valoriza a melodia e ao mesmo tempo desperta a vontade de dançar.
A entrada é franca e solidária, através da doação de 1 quilo de alimento não perecível. O evento é livre para todas as idades.
Para quem curte pagode e samba, a pedida é dar uma “chegada” na Praça do Cais, em Jurujuba, para conferir o som do grupo Samba Pra Ver nesta sexta (24), às 19h30. A entrada é franca.
O grupo niteroiense, de pagode e samba, foi formado justamente no bairro onde se apresentarão. Em 2015, alunos do Colégio Fernando Magalhães se reuniram e formaram o conjunto, que tem como principal sucesso a canção “Sarradeira”, gravada em 2018, com videoclipe no Canal do YouTube.
Samba Pra Ver é formado por Vitor (vocal), Vinicinho (cavaquinho e vocal), Wallace (tantan), Rubinho (pandeiro) e Júnior (surdo).
Data: Sexta-feira, 24 de maio
Horário: 19h30
Local: Praça do Cais – Jurujuba
A dupla Valerie Lu e Marcello Ferreira se apresenta nesta sexta-feira (24), às 17h, em Icaraí, na esquina das ruas ator Paulo Gustavo e Pereira da Silva.
Nascida em Montmartre, cartão postal da cidade de Paris, Valerie desde pequena sonhava em se tornar cantora profissional. No Brasil, lançou seu primeiro álbum ‘Saudade Mon Amour’ reinventando clássicos da música francesa que fizeram sucesso no Brasil em décadas passadas.
Radicado em Niterói há mais de 10 anos, o mineiro Marcello Ferreira construiu grande parte da sua carreira no exterior. Aos 21 anos partiu para França, e o que seria uma passagem curta de seis meses, se transformou em uma carreira consolidada que já totaliza 26 anos.
O artista chegou a ter uma música gravada por Flora Purim: a canção “Colo de Rio”, que virou faixa de um dos álbuns do icônico trompetista americano Dizzy Gillespie.
Data: Sexta-feira, 24 de maio
Horário: 17h
Local: Rua Ator Paulo Gustavo esquina com Pereira da Silva, Icaraí.
Aos fãs do universo geek, vale conferir neste sábado (25) a oficina de quadrinhos, animação, games e tecnologias emergentes no Sesc Niterói, em São Domingos. O Dia do Orgulho Nerd é comemorado no próprio sábado (25).
A primeira oficina começa às 9h e vai até 12h. O foco será o desenvolvimento de histórias em quadrinhos, mangá e zine.
Já a segunda oficina acontece das 13h às 16h e irá abordar a técnica de stop motion para o desenvolvimento de animações.
O Sesc Orgulho Nerd chega neste ano com o tema “Caminhando pela linha do tempo: retrospectiva e futuro da cultura nerd”, abordando diversos aspectos relevantes que mostram como o tempo influencia e é influenciado por essa cultura.
A data foi originada na estreia de “Star Wars: Uma Nova Esperança”, em 1977, quando nerds se reuniram para celebrar a paixão por filmes, séries, quadrinhos, jogos, tecnologia e tudo mais que faz parte desse universo. Desde então, nerds de todas as idades se reúnem para participar de eventos temáticos e mostrarem com orgulho seu amor pela cultura nerd.
O Sesc Orgulho Nerd foi criado pela ACT – Arte, Ciência e Tecnologia do Sesc RJ.
Sesc Orgulho Nerd
Data: 25/5, das 9h às 16h
Local: Sesc Niterói (R. Padre Anchieta, 56 – São Domingos)
Entrada Gratuita
Para quem está em busca de uma atividade infantil para este fim de semana, a dica é dar uma olhada na programação da manhã deste sábado (25), no Campo de São Bento.
São duas atrações voltada para a criançada: a primeira às 10h, o infantil Lekolé anima a criançada com música ao vivo, performances teatrais, roda de ciranda, contação de histórias, teatro de fantoches.
O grupo de teatro musical infantil é fundado pela atriz e bailarina Letícia Porto com seu marido, o músico Kuko Moura, e tem como objetivo promover a interatividade entre as crianças.
Logo em seguida, às 12h, sobe ao palco Bella Deoli. Dona de uma voz potente, a cantora começou sua carreira no ano de 2017, quando postava vídeos para o YouTube e Facebook.
Na Região Oceânica, mais especificamente, no Horto de Itaipu, será apresentado o infantil O Diário de João e Maria, que será atração no Horto de Itaipu, no sábado (25), às 11h.
O texto se propõe a revisitar o mágico e redescobrir em cada coração a criança que existe em todos nós.
COMPARTILHE