22 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói assina protocolo de cidades irmãs com Nazaré, em Portugal

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O acordo entre as cidades prevê intercâmbios e cooperação nos campos da economia e comércio; esporte; turismo e lazer; e cultura
cidade de nazaré
A cidade portuguesa é famosa pelas suas ondas gigantes. Foto: reprodução internet

Famosa por suas ondas gigantes, a portuguesa Vila de Nazaré se tornou cidade-irmã de Niterói. Os respectivos prefeitos, Walter Chicharro e Axel Grael assinaram, nesta quinta-feira (2), um memorando de entendimento que estabelece a parceria entre as duas cidades.

Leia mais: Agência internacional de classificação de risco dá mais alta nota para Niterói

A portuguesa Braga também é cidade-irmã de Niterói. Um de seus distrito, a Vila de Forjães, também teve um termo de cooperação assinado com o município.

O acordo entre as cidades prevê intercâmbios e cooperação de diferentes formas nos campos da economia e comércio; esporte; turismo e lazer; e cultura, com o objetivo de promover a prosperidade e o desenvolvimento recíproco.

De acordo com o prefeito de Niterói, Axel Grael, o objetivo de acordos do tipo é “sempre buscar pontos comuns e sinergias para integrar experiências de gestão, culturas e o que os municípios têm para oferecer mutuamente”:

– No caso de Nazaré, temos uma sinergia bem clara e objetiva. Na área da pesca, eles têm indústrias locais e toda uma tradição. Isso nos interessa porque é uma prioridade de investimento em Niterói. Empresários portugueses de Nazaré têm interesse em investir aqui. Estamos municipalizando o Terminal Pesqueiro de Niterói para a cidade ter um protagonismo maior. Os peixes mais nobres são aqui dessa região. Boa parte das empresas pesqueiras do Brasil tem sede em Niterói e o desembarque é feito em Santa Catarina. Queremos fazer com que a pesca gere mais retorno econômico para Niterói e Nazaré pode ser uma parceira importante para isso.

O Terminal Pesqueiro de Niterói é de responsabilidade do Ministério da Agricultura, mas faz parte dos planos da Prefeitura de Niterói de realizar Parcerias Público Privadas (PPP) para que o local funcione como um polo econômico, a exemplo do que acontece em Portugal.

Grael acrescentou que a cooperação entre Niterói e Nazaré vai ocorrer também nas áreas do esporte (principalmente o surfe), da cultura e do turismo.  Na sua opinião, essa é “ uma das parcerias com maior potencial para benefício mútuo”.

O prefeito de Nazaré, Walter Chicharro, disse que a única coisa que diferencia Niterói do município português é o tamanho.

– Niterói tem meio milhão de habitantes e Nazaré é uma vila de 15 mil habitantes. É a única coisa em que não somos parecidos. De resto, há muito a ganhar com estas trocas. Do ponto de vista cultural, do ponto de vista desportivo e do ponto de vista das ações econômicas. Há muita aprendizagem. Temos visto coisas importantes. Vimos o Parque Orla de Piratininga (POP), que é um sucesso ambiental e tem um aspecto de requalificação urbana que é um exemplo. Há muita coisa a construir e muita troca a se fazer – afirmou Chicharro que passou o Carnaval na cidade.

Segundo ele, sua cidade é especialista em segurança em campeonatos de surfe em ondas grandes e que pode ajudar Niterói a se aperfeiçoar nesta área.  Chicharro disse que uma equipe portuguesa deve estar em Niterói ,ainda este ano, para conhecer as ondas de Itacoatiara.

COMPARTILHE