COMPARTILHE
Com direção de Amir Haddad e baseada na obra de Guimarães Rosa, a Trilogia “Grande Sertão: Veredas” chega a Niterói nesta sexta-feira (23) após indicação ao Prêmio Shell Rio 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator, no Theatro Municipal de Niterói. Os ingressos estão a venda na plataforma Sympla, pelo link.
Leia mais: Marco Nanini será uma das atrações do 17º Niterói em Cena
A primeira parte da trilogia “Riobaldo” será apresentada na sexta, às 20h e no sábado (24), às 19h. No domingo (25), é a vez da segunda parte, “O diabo na rua no meio do redemunho“, que será apresentada também às 19h. Já o capítulo final, “O julgamento de Zé Bebelo” será apresentado apenas no ano que vem. O projeto é todo protagonizado pelo ator Gilson Barros.
A Trilogia “Grande Sertão: Veredas” teve início em 2020, com a estreia de “Riobaldo”. Foi interrompido devido à pandemia, mas manteve uma conexão com o público por meio de apresentações virtuais pioneiras. Desde então, o projeto fez temporadas em diversas cidades do Brasil, sempre recebendo elogios do público e da crítica especializada.
Em abril de 2023, estreou no Rio de Janeiro a segunda parte da trilogia, “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho“, com boa recepção do público e crítica.
Em 2024, o projeto expandiu suas fronteiras com apresentações, das duas peças, em Portugal – Lisboa e Porto, e Colômbia – Bogotá. A terceira peça da trilogia, “O Julgamento de Zé Bebelo“, tem estreia prevista para o ano de 2025.
Leia também: Festival “Rock, But I Like It” é adiado para novembro em Niterói
Publicado em 1956, “Grande Sertão Veredas” é uma obra revolucionária que mergulha nas profundezas da alma humana. A obra se utiliza de uma linguagem popular e oferece uma perspectiva singular do sertão mineiro. Guimarães Rosa desafia as convenções literárias ao explorar aspectos metafísicos do homem de forma universal.
COMPARTILHE