Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói aparece entre os municípios com pior índice de violência no Rio

Por Redação
| aseguirniterói@gmail.com

COMPARTILHE

Município teve mais tiroteios que Nova Iguaçu , Belford Roxo e São João de Meriti em junho
Tiroteios em Niterói aumentam 53% em outubro na comparação com o mês anterior
Segurança volta a ser problema na Região Metropolitana do Rio

Foram dois mortos, três feridos e 13 tiroteios, em junho, em Niterói. Este é o balanço da violência na cidade, de acordo com o Instituto Fogo Cruzado. Niterói ficou em quarto lugar no ranking, atrás apenas do Rio de Janeiro, Caxias e São Gonçalo. Cecília Oliveira, diretora executiva do Instituto,  alerta para a rotina de violência na Região Metropolitana, especialmente o aumento do casos de assaltos com tiros.

– Vemos diariamente casos de pessoas perdendo a vida em assaltos. Isso tem sido um problema constante. São muitos casos de assaltos que têm terminado em morte e isso não pode ser assim. As pessoas não podem continuar perdendo a vida desta forma estúpida – afirma.

Fogo cruzado 

O relatório começa com destaque para o assalto, dia 25 de junho, a uma joalheria do shopping Village Mall, na Barra da Tijuca,  que culminou na morte do segurança Jorge Luiz Antunes, de 49 anos. Um exemplo da rotina de violência na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As tentativas de assalto resultaram em pelo menos 20 registros de tiroteios, com oito mortos e 12 feridos. Ao longo de 2022 já são ao menos 40 mortos e 75 feridos, apenas nestas ações.

No total, houve 336 tiroteios/disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, um número que é 15% menor do que o registrado no mesmo mês no ano passado. Neste mês de junho, a quatro tiroteios ocorridos  um foi durante ação/operação policial. Houve queda também no número de pessoas baleadas. Foram 63 mortos e 64 feridos neste mês que passou. Uma redução de 19% nos mortos e de 2% nos feridos em comparação com junho de 2021, que concentrou 78 mortos e 65 feridos.

Mapa da violência

Os cinco municípios da Região Metropolitana do Rio mais afetados pela violência armada em junho foram:

  • Rio de Janeiro: 228 tiroteios, 22 mortos e 35 feridos

  • Duque de Caxias: 26 tiroteios, 5 mortos e 4 feridos

  • São Gonçalo: 25 tiroteios, 15 mortos e 14 feridos

  • Niterói: 13 tiroteios, 2 mortos e 3 feridos

  • São João de Meriti: 10 tiroteio, 3 mortos e 1 ferido

Pacto contra a violência

Também nesta quarta-feira (6) a a Prefeitura de Niterói apresentou os resultados do Pacto Niterói Contra Violência , durante o III Encontro Governo e Sociedade Civil. Na apresentação, o secretário Ordem Pública de Niterói, Paulo Henrique de Moraes, destacou que nos cinco primeiros meses deste ano houve redução de todos os indicadores de criminalidade na área de atuação da 78ª DP (Fonseca), com uma queda de 80% no roubo de carga; 54,53 % de redução de roubo de veículos; 48,23% a menos em roubos de rua, e um registro de 29,17% a menos na letalidade violenta na região, segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP-RJ).

O Plano Municipal de Segurança Pública de Niterói, conhecido como Pacto Niterói Contra a Violência, conta com um investimento municipal de R$ 304 milhões. O programa atua em 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial Integrada.

COMPARTILHE