Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói aguarda aval do Ministério da Saúde para vacinar adolescentes

COMPARTILHE

Assunto está sendo discutido por técnicos do Ministério, e Prefeitura depende do parecer para incluir grupo no calendário de imunização
Vacinação em Niterói. Divulgação
Vacinação em Niterói. Divulgação

A Secretaria de Saúde de Niterói aguarda o posicionamento oficial do Ministério da Saúde para definir como será a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Apesar de concordar com a importância da imunização do grupo, a pasta preferiu não antecipar qualquer anúncio de calendário, como ocorreu em São Paulo.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que está acompanhando as pesquisas de imunização contra a Covid-19 em pessoas de 12 a 18 anos e acredita que a medida é importante para o enfrentamento da pandemia. O município espera que a vacinação desta faixa etária seja aprovada pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde”, diz o comunicado da Prefeitura.

Na esfera federal, a possibilidade de ampliação da campanha para adolescentes ainda está sendo debatida. De acordo com o Ministério da Saúde, a discussão é feita pela Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis. Por ora, a vacinação se concentra nos grupos prioritários e de maiores de idade.

“A pasta reforça aos estados e municípios que, neste momento, a recomendação e prioridade do Ministério da Saúde é vacinar todos os grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) e a população acima de 18 anos”, informa o Ministério da Saúde.

No último domingo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou um novo calendário de vacinação contra a covid-19 no estado, que já inclui a imunização de pessoas de 12 a 17 anos na sequência da conclusão do grupo de maiores de idade. Na cidade do Rio, o Secretário de Saúde, Daniel Soranz, também falou sobre imunização desse grupo. O município discute ampliar a vacinação assim que concluir a primeira dose nos maiores de 18 anos.

COMPARTILHE