Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói agenda castração de cães e gatos por aplicativo

COMPARTILHE

Iniciativa marca os quatro anos de funcionamento do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos; lançamento será em agosto
Niterói abre agendamento de castração de cães e gatos em agosto : Foto- Douglas Macedo
Niterói abre agendamento de castração de cães e gatos em agosto / Foto: Douglas Macedo

Os niteroienses poderão agendar em breve cirurgias de castração de cães e gatos por um aplicativo do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) da Prefeitura de Niterói. O lançamento do aplicativo está previsto para agosto. A novidade marca os quatro anos de atividades do centro, que já realizou, até o último levantamento, 10.290 castrações. O sistema só poderá ser utilizado por moradores de Niterói. No momento do cadastro, será feita a checagem do CEP junto aos Correios.

Entre as funcionalidades, o aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente pelo sistemas Android ou IOS, irá disponibilizar agendamento para esterilização de forma intuitiva, com escolha das opções pré-determinadas; protocolo para identificação segura e controle de agendamento/procedimento; notificação com lembrete sobre o dia da cirurgia; controle para o usuário cancelar e/ou reagendar procedimentos. Em caso de cancelamento, a vaga volta ao sistema para ser aproveitada por outro usuário.

Os usuários cadastrados na plataforma também terão acesso às informações sobre quantidades de vagas para esterilização. O dispositivo será, ainda, uma ferramenta importante para o município consolidar um banco de dados com agendamentos totais por espécie e gênero, cancelamentos ou faltas, procedimentos realizados, idade e bairro de residência dos tutores.

CastraMóvel

Além do CCPAD, centro físico para castrações, localizado no Fonseca, o município conta, desde 2020, com o CastraMóvel. Até o momento, seis bairros já foram atendidos pela unidade móvel, com a realização de mais de mil cirurgias. Este mês, o veículo está em Santa Bárbara, onde foram agendadas 180 esterilizações de cães e gatos. Em agosto, a previsão é que a unidade atenda donos de animais da Ilha da Conceição. Mesmo com a pandemia, as cirurgias não foram interrompidas. Este ano, já foram castrados 1.200 animais.

A Coordenadoria Especial de Direito dos Animais iniciou estudos para implantação, em 2022, de dois módulos fixos de castração em duas regiões da cidade e implantou em 2018 o programa “Esta Escola é o Bicho!”, nas unidades educacionais do município, com distribuição de cartilhas e, mais recentemente, um jogo com 25 metros quadrados no qual os estudantes aprendem sobre os direitos dos animais de forma lúdica. O programa nas escolas será expandido e haverá o lançamento de uma nova edição da cartilha e de jogos para os alunos.

COMPARTILHE