COMPARTILHE
Democratização do acesso à arte. Esse é o intuito do projeto da quinta edição do curso gratuito de teatro “O Épico em Nós”. Com aulas gratuitas no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o curso receberá 150 novos alunos e oferecerá 50 bolsas de R$ 300 mensais para candidatos de baixa renda.
O objetivo é incentivar a permanência e o desenvolvimento artístico. As aulas serão sempre às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 22h30, com duração de sete meses.
Leia mais: Claudette Soares faz show em homenagem a Chico Buarque em Niterói
Ao final do curso, estão previstas a produção e apresentação de uma peça teatral e a concessão de certificados. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de março pelo link.
A organização é da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas (SMC).
Podem participar pessoas com ou sem experiência anterior e interessadas em conhecer e/ou desenvolver a linguagem teatral, que tenham mais de 18 anos.
– Nosso compromisso é resguardar que as ações culturais tenham continuidade. O teatro impulsiona o setor criativo da cidade e fortalece toda a cadeia produtiva da cultura. O ‘Épico em Nós’ já atendeu mais de 350 alunos-artistas ao longo dessas cinco edições, consolidando Niterói como referência na área e levando sua arte para o mundo – destacou o secretário das Culturas, Leonardo Giordano.
A intenção do curso é aprofundar o conhecimento teórico e prático sobre o Teatro Épico, abordando sua sistematização e importância na formação artística.
Além disso, facilita a imersão de atrizes e atores da periferia no mercado de trabalho, contribuindo para a descentralização das oportunidades. Os alunos selecionados participarão de todas as etapas da construção de um espetáculo teatral.
– O contato com a linguagem teatral tem potencial transformador na vida de qualquer pessoa. Possibilitar que jovens, adultos e idosos vivenciem essa experiências através dos estudos de Brecht, Piscator, Zé Celso e Boal contribuirá para o enriquecimento cultural e social dos alunos que, em sua maioria, vem das áreas periféricas de nossa cidade – completou Fabio Fortes, um dos idealizadores do projeto.
A aula inaugural está marcada para o dia 31 de março. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail tepiconit@gmail.com
COMPARTILHE