Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói, a capital da micro e pequena empresa

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Em Niterói, cerca de 97% dos estabelecimentos são micro e pequenas empresas, segundo levantamento da Firjan
firjan pequena empresa
A Firjan da Pequena Empresa é a área da federação dedicada ao segmento. Foto: Divulgação

Em Niterói, cerca de 97% dos estabelecimentos são micro e pequenas empresas, que correspondem a 12.583 de um total de 13.017 CNPJs da região. O levantamento foi feito pela Firjan da Pequena Empresa (Firjan PEQ), área da federação dedicada exclusivamente para o segmento.

Leia mais: Árvores caídas, ruas alagadas, falta de luz: os estragos do temporal em Niterói

De acordo com o estudo, as micro e pequenas empresas de Niterói têm mais de 7,8 mil negócios no setor de Serviços; cerca de 3,7 mil no Comércio; 951 na Indústria e 14 na Agropecuária.

De acordo com a Firjan, segundo os dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Emprego, as micro e pequenas empresas empregam 77.978 trabalhadores em Niterói, frente a um total de 174.586 empregados formais. O que representa 44,7% da força de trabalho do município.

Análise da Firjan, feita a partir de dados da plataforma Retratos Regionais, que tem como base os dados do Caged, os setores de Serviço, Comércio, Indústria e Construção, estão entre os que se destacam em saldo de geração de emprego na região.

Em último levantamento, no mês de agosto, as áreas abriram aproximadamente 3,8 mil oportunidades no mercado de trabalho na região, sendo 2.160 vagas para a área de Serviços, 986 para a Indústria e Construção e 694 para o Comércio.

– É cada vez mais necessário o estabelecimento de iniciativas que apoiem a manutenção e o crescimento desses empreendimentos no mercado, tendo em vista que reservam grande potencial para a geração de empregos – afirmou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin.

Ele observou que, para o suporte a essas empresas, a plataforma Firjan da Pequena Empresa (Firjan_PEQ), que completa dois anos, oferece informação sobre tendências de mercado, oportunidades de negócios e assessorias em temas empresariais diversos.

A iniciativa também reúne as opções de capacitação profissional e consultorias especializadas do Senai, serviços do Sesi de apoio ao trabalhador e especializações aos empresários pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

 

 

COMPARTILHE