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Com a inauguração da 50ª estação de bicicleta em Icaraí, a Prefeitura de Niterói concluiu nesta segunda-feira (03) a implantação da primeira fase de operação do sistema NitBike, ou melhor, das “roxinhas“. A estação mais recente está localizada na Rua Ator Paulo Gustavo, entre as ruas Presidente Backer e Pereira da Silva e já está em funcionamento.
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O sistema de compartilhamento gratuito de bicicletas conta com 600 veículos disponíveis na cidade, sendo 32 bikes infantis.
O sistema NitBike já ultrapassou a marca de 95 mil usuários cadastrados e até o momento registra, aproximadamente, 650 mil viagens desde o início da implantação do programa, em 4 de julho de 2024, até o dia 31 janeiro de 2025.
As estações estão localizadas na região mais movimentada da cidade, no Centro e nos bairros do entorno (confira abaixo a lista)
A média de viagens do sistema atualmente é de 3,1 mil viagens por dia.
O aluguel das bicicletas é feito por meio do aplicativo NitBike, que está disponível para IOS e Android. As viagens são gratuitas e limitadas a uma hora, sem limites de quantidade de viagens por dia, desde que respeitado um intervalo de 15 minutos a cada 1 hora de viagem. Caso o usuário exceda o limite de 1 hora, será aplicada uma tarifa de R$ 8.
Também é possível reservar uma bicicleta de qualquer estação (ela fica 5 minutos disponível), desde que o usuário tenha concluído o processo de cadastro do cartão de crédito.
O sistema, que vem crescendo radialmente, segue a seguinte lógica: as estações são pensadas num raio de 5oo metros, aproximadamente. Os pontos a serem considerados são: densidade demográfica, pontos turísticos e quantidade de viagens possíveis a serem executadas.
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A vice-prefeita Isabel Swan afirmou que a 50ª estação é, com certeza, uma vitória para o projeto que tem história e mudou a malha cicloviária de Niterói. Ela destaca que atualmente a cidade conta com 86 quilômetros de ciclovias e, efetivamente, as pessoas se deslocam rapidamente.
— Os números mostram que há cidades com mais de 200 estações, mas o volume de uso das bicicletas não é o mesmo se comparado a Niterói. O maior volume acontece nas segundas e terças-feiras. Isso significa que muita gente está indo trabalhar utilizando as bicicletas. Essa iniciativa desonera veículos de combustíveis fósseis e facilita a transição energética. Queremos um futuro com as pessoas se divertindo com o acesso a uma bike gratuita no território em uma cidade integrada.
Para o coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Felipe Simões, Niterói tem tudo a ver com bicicleta e ter um sistema de bicicleta compartilhado é uma porta de entrada, tanto para aqueles que ainda não usam a bicicleta no dia a dia, quanto para aqueles que já usam, mas querem ter a flexibilidade de poder deixar e devolver a bicicleta onde desejarem.
— O sistema de bicicleta compartilhado é hoje o mais usado de todo o Brasil. Cada bicicleta chegou a fazer uma média de 24 viagens por dia. São mais de 3 mil viagens iniciadas ou finalizadas em cada estação do sistema a cada mês. O recurso público está sendo bem aplicado e, acima de tudo, é um sistema gratuito que está à disposição de todos.
As estações do NitBike possuem câmeras de monitoramento que estão ligadas ao Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (Cisp) para que haja maior controle e segurança dos locais. As estações também emitem sinais sonoros de alerta em casos suspeitos. O sistema consegue identificar usuários em situações irregulares e bloquear seu uso.
O serviço de manutenção das bicicletas funciona todos os dias e realizada intervenções de caráter preventivo e corretivo. As manutenções preventivas são realizadas periodicamente para que as bicicletas possam estar no melhor estado nas ruas.
Se for o caso da bicicleta estar há mais de quatro semanas na rua, independente de estar apresentando problemas ou não, ela é recolhida para a oficina para a manutenção preventiva.
A manutenção corretiva é realizada sob demanda, a partir da notificação do usuário, quando as bicicletas são avaliadas pela operação diária da NitBike e a equipe identifica o que foi reportado pela plataforma para definir o recolhimento da bicicleta ou possível reparo no local.
Sempre que um problema é reportado a bicicleta deixa de estar disponível para o público e a equipe da empresa é notificada para análise. Ao relatar no aplicativo qualquer problema com a bicicleta, o processo de manutenção é facilitado.
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