26 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Nitbike chega à Zona Norte com mais de 50 mil usuários cadastrados

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A média diária já ultrapassa 5.000 viagens; Nitbike atualmente opera no Centro, São Domingos, Icaraí, Fonseca e Barreto
NitBike 2
Foto: Arquivo

A sensação que fica, ao caminhar em algumas ruas de Niterói, é que as “roxinhas” capturam cada vez mais a atenção do público. Para quem curtiu e aderiu ao sistema de bicicleta compartilhada, as famosas  NitBike, a notícia é boa: novas estações serão inauguradas até o fim do ano, totalizando em 50. Já nas próximas semanas, o bairro de Santa Rosa terá duas novas estações, segundo a Prefeitura de Niterói.

Serão 600 bicicletas disponíveis. O sistema opera atualmente com 33 estações e com uma média diária é de 5.550 viagens.

Há dois meses, o A Seguir mostrou que a média diária era de 1.078 viagens.

A NitBike opera atualmente com estações no Centro, em São Domingos, em Icaraí e, mais recentemente, na Zona Norte, nos bairros do Fonseca e do Barreto. O sistema está na terceira fase de implantação.

O terceiro e quarto lotes do sistema vão ampliar a oferta de estações no Centro e em Icaraí, com o intuito de aumentar a integração entre trajetos mais utilizados pelos usuários.

Nitbike ganha as ruas de Niterói. Foto: Livia Figueiredo

Novidades

Nas últimas semanas, foram instaladas estações nas ruas General Castrioto e Benjamin Constant, no Barreto; na Praça Guadalajara, na Rua João Brasil e no Horto, no Fonseca.

Com isso, o número de usuários cadastrados cresceu mais de 31%, saltando de 38 mil para 50 mil. Muitos moradores da Zona Norte usam as bicicletas como meio de transporte para ir à escola, cursos e até mesmo para ir trabalhar.

Como funciona

O aluguel das bicicletas é feito por meio do aplicativo NitBike, disponível para iOS e Android. As viagens são gratuitas e limitadas a uma hora, sem limites de quantidade de viagens por dia, desde que respeitado um intervalo de 15 minutos a cada hora de viagem. Caso o usuário exceda o limite de uma hora, é aplicada uma tarifa de R$ 8.

Sistema de segurança

As estações contam com câmeras de monitoramento, ligadas ao Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (Cisp), para que haja maior controle e segurança dos locais. Os bicicletários também emitem sinais sonoros de alerta em casos suspeitos. O sistema consegue identificar usuários em situações irregulares e bloquear o uso.

COMPARTILHE