26 de março

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói zarpa para a Turquia na sexta-feira (11)

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Graneleiro ‘São Luiz’ foi comprado por armador turco por mais de R$ 6 milhões; navio estava há dois anos atracado no Rio
Navio São Luiz se chocou com a ponte Rio-Niterói. Foto: leitor
O navio colidiu com a Ponte Rio-Niterói em novembro de 2022. Foto: arquivo A Seguir Niterói

O graneleiro São Luiz, que colidiu com a Ponte Rio-Niterói em novembro de 2022, está pronto para deixar o Porto do Rio de Janeiro após quase dois anos atracado. Agora rebatizado como NM Luiz, o navio partirá na próxima sexta-feira (11), com destino à Turquia, onde passará por uma inspeção para definir seu futuro. A embarcação foi leiloada no dia 19 de fevereiro de 2024 e arrematada pela empresa Rota Shipping Inc. por R$ 6.206.000,00.

Leia mais: Praia do Sossego é tetra

Ainda não há uma definição sobre o futuro do NM Luiz. De acordo com a PortosRio, o destino da embarcação – se será desmontada ou reparada – será decidido após sua chegada e inspeção na Turquia.

– A situação ainda está indefinida – informou a autoridade portuária à Portos e Navios.

Em relação aos custos gerados pela estadia prolongada do navio no Porto do Rio, a PortosRio esclareceu que as despesas acumuladas antes da venda serão cobradas da antiga proprietária do graneleiro, a Navegação Mansur, por via judicial. Já os custos posteriores à aquisição são de responsabilidade da Rota Shipping, a atual dona do NM Luiz.

Segundo a PortosRio, a desatracação do NM Luiz será realizada nesta sexta-feira com o auxílio de quatro rebocadores, uma medida de segurança necessária devido ao porte do navio.

O São Luiz ficou conhecido após o incidente de 2022, quando colidiu com um dos pilares da Ponte Rio-Niterói, causando transtornos no trânsito e danos à estrutura. O trânsito foi fechado nos dois sentidos, tendo sido liberado 17 horas após a colisão.

 

Fonte: Revista Portos e Navios

COMPARTILHE