Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

‘Não tem como ter expectativa baixa’, diz técnica da dupla brasileira

COMPARTILHE

Martha Rocha, fala dos desafios do treinamento para as Olimpíadas na pandemia e se diz confiante no bicampeonato
Martine Grael e Kahena Kunze disputam mais três regatas na madrugada desta sexta (30) : Foto- Reprodução Instagram
Martine Grael e Kahena Kunze disputam mais três regatas na madrugada desta sexta (30) / Foto: Reprodução Instagram

A campeã olímpica representante de Niterói, Martine Grael, segue na briga pelo medalha na vela nas Olimpíadas de Tóquio. As próximas disputas serão na madrugada desta sexta-feira (30) às 2h50, horário de Brasília. Martine segue como uma das favoritas ao lado de sua dupla Kahena Kunze. Elas irão disputar mais três regatas na categoria 49er FX na madrugada de sábado (31) às 00h05. A regata da medalha será realizada na próxima segunda, 2 de agosto. No segundo dia de regatas, a dupla terminou na quinta colocação no geral, após três provas. A estreia foi de bom desempenho e a dupla cravou a 3ª colocação geral.

Ao A Seguir: Niterói, a técnica de Martine Grael e também da federação nacional de vela, Martha Rocha, conta que a preparação para as Olimpíadas contou com uma série de testes e simulações de campeonatos com as principais adversárias. O impasse, devido à pandemia da Covid, foi reunir todas as adversárias, mas Martha garante que tudo que estava ao alcance foi feito, dentro das possibilidades.

Os treinos para os jogos de Tóquio também envolveram testes de material para enfrentar as diferentes situações climáticas de Tóquio. Apesar dos desafios e toda a pressão emocional que envolve os jogos olímpicos, a técnica confessa estar confiante do desempenho da dupla e de uma possível medalha:

– A Martine é uma atleta completa. Além de muito talentosa, ela é extremamente dedicada e comprometida com o que faz. Quando a gente fala de Martine Grael e Kahena Kunze entrando na raia não tem como ter uma expectativa baixa. Elas já são as atuais campeãs olímpicas e todo mundo espera um bom resultado. As Olimpíadas são um campeonato muito difícil, e o nível das adversárias é altíssimo. Tem que ser uma semana em que tudo dê certo, mas o trabalho delas foi de mais de 100% de dedicação. Esperamos que elas possam trazer para o Brasil essa tão sonhada medalha – pontuou.

Martine Grael ao lado de sua técnica Martha Rocha / Foto: Reprodução Instagram

Parceria de longa data

Martha foi técnica da dupla na classe jovem, quando foram campeãs do mundo em 2009 na classe 420. Em 2017, já na fase adulta, voltou a acompanhá-las ao lado do técnico espanhol Javier Torres, que está atualmente em Tóquio com a dupla. Martha foi campeã geral do campeonato europeu, da classe Optimist, quando tinha apenas 14 anos. Ela diz que os anos de trabalho com as atletas Martine e Kahena resultaram em uma parceira longa e respeito mútuo.

Da esquerda para direita: Martine Grael, Martha Rocha e Kahena Kunze / Foto: Reprodução Instagram

– Nos conhecemos muito bem e temos uma jornada de parceria bastante legal. Martine e Kahena são realmente mulheres incríveis e atletas fáceis de trabalhar. Há muito respeito e admiração em toda nossa equipe. Elas estão sempre querendo mais, fazer o melhor – completou.

Prefeitura apoia dupla em publicação em rede social

A Prefeitura de Niterói fez uma publicação na manhã desta quinta-feira (29) no perfil oficial do Instagram em apoio à dupla que luta pelo bicampeonato olímpico. Confira abaixo o texto na íntegra:

“Em 2016, a niteroiense Martine Grael e sua dupla Kahena Kunze conquistaram medalha de ouro na vela! Elas representaram o nosso país na categoria 49er FX feminino e deram um show, fazendo da Baía de Guanabara um verdadeiro quintal de casa. Martine, filha do velejador Torben Grael, mantém a tradição dos atletas da cidade sorriso em conquistar medalhas para o Brasil. Nessa edição de Tóquio, Martine Grael e Kahena Kunze estão na luta pelo bicampeonato olímpico. Amanhã teremos regata! Estamos na torcida”.

Martine e Kahena com a medalha de ouro nos jogos olímpicos do Rio, em 2016 / Foto: Reprodução Instagram

Marco Grael também compete nesta sexta

Marco Grael, campeão pan-americano de 2019, outro representante de Niterói nas Olimpíadas, também compete na madrugada desta sexta-feira (30) às 00h05, horário de Brasília. Marco é irmão da Martine, campeã olímpica da Rio 2016 e filho do Torben Grael, bicampeão olímpico. Na madrugada de sábado (31), ele disputa, ao lado da sua dupla, Gabriel Borges, as regatas 10,11 e 12, últimas antes da disputa de medalha.

Resumo semanal

O primeiro dia de regatas da dupla Martine Grael e Kahena Kunze, na madrugada terça-feira (27) foi de ótimo desempenho. Apesar da dupla ter terminando em 15º na primeira disputa, conseguiu recuperar nas duas seguintes, encerrando o dia na 3ª colocação geral. Já no segundo dia de regatas, a dupla terminou na quinta colocação no geral, após três provas. Nas disputas, Martine Grael e Kahena Kunze tiveram como resultados um décimo, um sétimo e um sexto lugar, respectivamente.

COMPARTILHE