Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Na Semana do Consumidor, maior promoção é mutirão do Procon-RJ para renegociar dívidas

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Niterói chegou a registrar R$ 1 bilhão em dívidas de moradores, em 2022. No município, o mutirão de renegociação será realizado na quarta-feira (15). .
Procon fará mutirão de renegociação. Foto- Divulgação
Mutirão do Procon permite a negociação de dívidas com bancos, lojas e concessionárias de serviços públicos. Foto: divulgação
A proposta do comércio, com a criação da Semana do Consumidor, entre 9 e 15 de março, era organizar e promover vendas em um ambiente de conscientização dos direitos do comprador. Mas a realidade da população, em tempos de crise, se impõe e, nesta semana, o evento mais significativo é o mutirão para a renegociação de dívidas organizado pelo Procon- RJ. Na mesa de negociação, estarão concessionárias de serviços públicos de água e energia, telefônicas, bancos e redes de varejo.
De acordo com o Mapa da Inadimplência do Serasa, no ano passado, 187.448 moradores de Niterói, quase um terço da população,  tinham dívidas; um total de 620.024 contas em atraso, no total de R$ 927.966.704, conforme o A Seguir registrou em outubro.

Mutirão de renegociação

A partir desta segunda-feira (13), Procon-RJ  realiza um grande mutirão de renegociação de dívidas e atendimento em comemoração a Semana do Consumidor. Serão três dias de conciliações, em que devedores poderão negociar a quitação de contas em atraso, muitas vezes com desconto e parcelamento, com  bancos, empresas de telefonia, empresas de varejo e concessionárias de serviços públicos, num total de 21 empresas.
As empresas confirmadas são: Claro, Bradesco, Santander, CEF, Banco do Brasil, Cedae, Naturgy, Águas do Rio, RioCard, Casa & Vídeo, Light, Itaú, Enel, Tim, Vivo, Sicoob, Oi, Via (Casas Bahia e Ponto), Crefisa, Sky e CDL.
De acordo com o Procon, o objetivo dessas conciliações é possibilitar aos consumidores o retorno ao mercado de consumo de uma forma mais tranquila,  além de facilitar a solução dos problemas cotidianos desse público. O endividamento da população tem sido apontado como um dos fatores para a baixa atividade da economia.
Para participar do mutirão, nos dias 13/03 e 14/03, o consumidor poderá comparecer, das 10h às 14h, munido de todos os documentos pertinentes ao problema que busca a solução, na sede da autarquia, situada à Av. Rio Branco,  25, 5⁰ andar, centro do RJ. E no dia 15/03, poderá comparecer, das 09h às 15h, no Largo da Carioca –  Centro do Rio, também munido de toda documentação.

Em Niterói

O mutirão de renegociação em Niterói será realizado na quarta-feira (15). O Procon de Niterói e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) serão os responsáveis pelo atendimento. A ação acontece, das 10h às 16h, no Procon Niterói, que fica na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 481, no Centro.
Secretário municipal de Defesa do Consumidor, Roberto Teixeira informa que é importante que os consumidores levem a documentação pessoal e relativa à queixa, como identidade, CPF, faturas, troca de mensagens “e outras coisas que possam ajudar a agilizar o atendimento.”

– A comemoração da data é fundamental para reforçar a importância da luta constante dos consumidores pelos seus direitos e da conscientização de todas as partes sobre os direitos previstos na legislação – afirmou o secretário.

 

 

COMPARTILHE