Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

“Na dúvida, vale a medida mais restritiva”, diz Eduardo Paes ao cancelar o réveillon

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Comitê científico do estado recomendou a suspensão da festa. Niterói não terá shows. Governador Claudio Castro ainda quer pensar
image - 2021-12-05T092617.335

A Prefeitura do Rio cancelou a festa do Réveillon, depois que o comitê científico do estado alertou para o risco de aglomerações, no momento que a variante ômicron assusta o mundo. O Prefeito Eduardo Paes disse que a equipe técnica do município havia avaliado que havia condições para o evento. Mas o entendimento dos especialistas do estado foi de que a rapidez do avanço da variante surgida na África do Sul representa uma ameaça. “Respeitamos a ciência. Como são opiniões divergentes entre comitês científicos, vamos sempre ficar com a mais restritiva. O Comitê da Prefeitura diz que pode. O do Estado diz que não. Então não pode. Vamos cancelar dessa forma a celebração oficial do réveillon do Rio”, disse Paes.

Horas depois do anúncio, O governador Cláudio Castro sustentou que ele e Paes ainda farão uma reunião na próxima semana para uma decisão final sobre as festas de réveillon, com a participação de técnicos da saúde do Estado e do Município. As medidas de restrição, ao longo da pandemia, muitas vezes dividiram governo federal, estados e municípios. Diante do negacionismo do Presidente Jair Bolsonaro, que defendeu medicamentos ineficazes, questionou o isolamento e criticou a vacina, governadores e prefeitos estabeleceram as medidas de proteção, com o respaldo do Supremo Tribunal Federal. Neste período, se estabeleceu que, em caso de divergência, devem ser adotadas as  medidas mais restritivas. Castro, que conta com o apoio de Bolsonaro para a reeleição, ainda tenta seguir o chefe. 

Mais de 2o municípios do Rio já decidiram restringir os eventos de fim de ano. Em Niterói, não haverá shows na praia nem locais de concentração popular. E a queima de fogos acontecerá em diferentes pontos da cidade, para que não  haja deslocamentos na noite da virada. A Prefeitura fará uma queima de fogos no Forte do pico, no conjunto do Imbuí, em Jurujuba.

COMPARTILHE