Niterói por niterói

Publicado

Na dúvida do que fazer nesta quarta com previsão de chuva? A Seguir lista opções de programas para curtir o feriado em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A estreia da peça “Cão Gelado” na UFF, a versatilidade do Reserva Cultural e opções gastronômicas nos mais diversos estilos fazem parte da programação
Captura de Tela 2022-11-01 às 12.40.33
Com a proposta de teatro musicado, “Cão Gelado” chega ao Teatro da UFF nesta quarta-feira (2), às 19h. Foto: Divulgação

Dias chuvosos são um convite para ficar na cama… Isso quando há poucas opções na cidade, o que não é o caso. Niterói está cada vez mais na rota cultural e gastronômica. Além do reduto de cafeterias especializadas no café mais artesanal, há um leque de livrarias, ainda que poucas de bairro, e espaços culturais diversos, como cinemas, teatros, e centros culturais como a Biblioteca Parque, o MAC, o Janete Costa, entre outros.

Neste feriado, o destaque é a estreia da peça “Cão Gelado”, que chega ao Centro de Artes UFF nesta quarta-feira, 2 de novembro, com sessão às 19h. A peça conta a história de duas mães que vivem numa ilha em guerra. Enquanto uma tenta mobilizar as demais mulheres a protestarem pelo fim do conflito, a outra espera que o filho retorne do front. Morte, guerra, relações familiares complexas são os temas centrais da peça.

Leia mais: Eleições: veja como votaram os bairros de Niterói neste segundo turno

Dias chuvosos também pedem um cafezinho. Melhor ainda se for acompanhado de um bom livro. Por isso, outra recomendação é a Livraria Ponte, no Ingá. Se a ideia é fazer um programa cultural completo vale esticar no Reserva Cultural, que possui uma programação vasta de filmes, além de restaurantes, livraria e a Sala Nelson Pereira dos Santos.

Confira abaixo a programação:

  • Livraria Ponte
A Livraria Ponte, no Ingá, é uma ótima opção de passeio para esta quarta-feira de feriado chuvosa. Foto: Divulgação

A livraria Ponte, localizada no Ingá, na Rua Tiradentes, 128, é uma ótima opção de passeio para este feriado chuvoso. A começar pela combinação que, diga-se de passagem, casa muito bem com o clima deste feriado: o livro com café. Isso porque a livraria fica no segundo andar de uma casa, onde o primeiro é ocupado pela charmosa cafeteria Maria Helena. A livraria é uma verdadeira ode à cultura e à resistência das livrarias de bairro. O espaço tem como foco principalmente livros de ficção e infantis, mas também é possível encontrar outros gêneros literários.

Também há opções de gibis, mangás, e uma área dedicada apenas para papelaria. Sem contar nos vinis e um espaço para sentar e degustar um bom livro. Antes mesmo da entrada, o público pode se surpreender com a escada que direciona à livraria repleta de referências literárias a cada degrau. Vale a visita!

  • Reserva Cultural
Cinema, gastronomia e arte: o Reserva Cultural é uma boa pedida para o feriado do dia 2 de novembro. Foto: Divulgação

O complexo Reserva Cultural é sempre atraente pela variedade que se propõe. Além do cinema, que possui por sinal uma programação que mescla filmes alternativos e blockbusters, há também uma livraria de ponta, a Blooks, uma galeria de arte, que desde a sua inauguração dá espaço para artistas locais ou até mesmo de fora e a Sala Nelson Pereira dos Santos, que impressiona pela sua versatilidade. O espaço recebe regularmente shows, peças teatrais, stand up comedy e espetáculos musicais. Na hora da fome, além do Bistrô Reserva, vale conferir a Mahatma pizzaria e o Drop Burger. E tem também as delícias da bombonière, que serve, ainda, a quiche lorraine, brownie, croissant, entre outros.

O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos, bem próximo à Cantareira.

  • Bistrô MAC
O risoto negro com frutos do mar é um dos pratos mais pedidos no Bistrô MAC. Foto: Reprodução/ Internet

Com uma vista privilegiada e no subsolo do próprio museu que é uma das obras de artes mais consagradas de Niemeyer, o Bistrô MAC chama a atenção pela sua variedade. Além de um farto café da manhã, o restaurante também é muito visitado na hora do almoço. Um dos pratos mais pedidos, o risoto de abóbora, é finalizado com chips crocantes de alho poró. Além do risoto, há opções de massas, carnes e peixes. As sugestões do chefe, que também são carro-chefe da casa, são o bacalhau à moda (posta de bacalhau, arroz branco, brócolis e pimentões) e a burrata (com molho pesto, rúcula, tomate seco e pão de fermentação natural. De entrada, bolinho de arroz ao duo de queijos, dadinho de tapioca melado, pastel de camarão, bruschetta italiana feita com pão de fermentação natural, também integram o cardápio. Penne com camarão e shitake e risoto negro com frutos do mar também são opções. Para quem quer algo mais leve, vale apostar no frango grelhado com geléia de damasco ao molho brie e julienne de legumes.

  • Estreia de peça no Teatro da UFF
Peça tem texto do jornalista Filipe Isensee e aborda temas como morte, guerra e relações familiares complexas. Foto: Reprodução/ Internet

O espetáculo “Cão Gelado” chega ao Centro de Artes UFF neste feriado, 2 de novembro, com sessão às 19h. A peça conta a história de duas mães que vivem numa ilha em guerra. Enquanto uma tenta mobilizar as demais mulheres a protestarem pelo fim do conflito, a outra espera que o filho retorne do front. Morte, guerra, relações familiares complexas são os temas centrais da peça. O texto é do jornalista Filipe Isensee e a direção é de Gunnar Borges, mestre em Artes Cênicas. A montagem é do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, coordenado por Diogo Liberano.

Para assinar a direção e produção musical, o diretor convidou Azullllllll, e juntos apostam num teatro musicado, com canções e arranjos originais, mesclando sonoridades eletrônicas, industriais e brasileiras às vozes microfonadas do elenco. Dentro da cena, Azullllllll opera e mixa sons ao vivo, que vão do pop ao experimental. O intuito é que a música conduza e provoqye a emoção do espectador através da poesia delicada e visceral do texto.

Essa é a primeira direção de Borges desde que voltou ao Brasil após uma temporada em Portugal, onde participou de uma residência internacional no Teatro Municipal do Porto e estreou uma performance com o Teatro do Frio. A encenação faz um encontro entre as pesquisas que o diretor desenvolveu em intercâmbio com artistas da cena portuguesa com as pesquisas de Azullllllll como produtor, arranjador e compositor, além de performer.

“Cão Gelado” é a primeira dramaturgia do jornalista Filipe Isensee, publicada em 2021 pela editora Cobogó. Escrita ao longo de dez meses, a peça estrearia antes da pandemia e chega aos palcos quase dois anos depois. Em cena, além de Azullllllll, Jef Lyrio, Kênia Bárbara, Lucas Oradovschi/ Higor Campagnaro, Nívea Magno e Tomás Braune dão vida aos personagens da história.

Serviço:

Data: 2 de novembro (quarta-feira)

Horário: 20h
Teatro da UFF
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí
Ingressos: R$40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

  • Lanche na Grão Raro

    Ampliando o circuito de cafés de rua em Niterói, a Grão Raro fica localizada na Rua Otávio Carneiro, próxima à praia de Icaraí. Foto: Livia Figueiredo

A cada dia que passa Niterói vem se tornando um reduto de cafeterias, aquelas que oferecem produtos com uma torra diferente e grãos mais selecionados. Diversos estabelecimentos dessa linha abriram na cidade nos últimos anos, conquistando um número cada vez maior de clientes. Um que vale conhecer é a nova unidade da Grão Raro, na Otávio Carneiro 8, bem próxima à Praia de Icaraí. A cafeteria já é conhecida pela sua clientela devido à uma unidade instalada na Rua Ator Paulo Gustavo 251 e, agora, abre mais uma loja, essa ainda maior, com dois andares. De frente para a rua, para a praia. Um frescor para quem curte aquela pausa no dia para tomar um bom café.

No cardápio, misto quente petrópolis, panini (pão de queijo recheado com queijo minas curado, orégano, rúcula e toma cereja), pão francês integral com queijo minas curado, pastel integral de peito de peru com ricota, quiches variadas, pastel de palmito com provoloni, focaccia, waffles, além de uma variedade de sanduíches e bolos.

  • Almoço no Juliette Bistrô Art Decó
O Juliette Birstrô já caiu nas graças do niteroiense. Foto: Reprodução Internet

Pratos criativos, apresentação moderna, inspirada em viagens e experiências gastronômicas. Essa é a proposta do Juliette Bistrô, que inaugurou há poucos meses no Plaza Shopping. O restaurante é conhecido pela culinária francesa, mas há também outros pratos para quem deseja fugir um pouco do escopo comida francesa, como, por exemplo, risoni ao molho funghi com mascarpone, marsala e cogumelos frescos, Camarões com risoto de arroz negro e vinagrete do Algarve, Gnocchi de ricota com tomates assados, pesto de manjericão, coulis de alho e crisp de alho poró e a Tilápia aromática na manteiga de ervas,
caponata de legumes e canoas de
abóbora assada ao mel com sementes de cominho, entre outros.

O restaurante fica localizado próximo ao Cinemark, no Plaza Shopping, na Rua Quinze de Novembro, 8, no Centro de Niterói.

Vale conferir!

COMPARTILHE