COMPARTILHE
O Dia Nacional da Economia Solidária, em 15 de dezembro, quinta-feira, não passará despercebido em Niterói. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, vai promover um evento gratuito na praça Juscelino Kubitschek, no Centro, para celebrar a ocasião.
Leia mais: Arqueólogos procuram vestígios dos primeiros moradores de Niterói, que ocupavam Itaipu há 5 mil anos
A data será comemorada com música ao vivo, a partir das 10h, com apresentações das bandas Mulheres no Samba, Trio Forrozeiro e Lazy Rock. A programação também inclui rodas de conversa sobre temas como reciclagem de resíduos sólidos, sustentabilidade, moedas sociais e bancos comunitários. Haverá credenciamento de comerciantes e empreendimentos que quiserem aceitar a Moeda Social Arariboia.
Agricultores familiares vão participar da celebração. Participantes do Fórum Municipal de Economia Solidária de Niterói, levarão comida e bebida, além de artesanatos agroecológicos.
O Dia Nacional da Economia Solidária foi criado em homenagem ao ambientalista Chico Mendes, que nasceu em 15 de dezembro de 1944. Ele ficou conhecido pela luta em defesa dos seringueiros da Bacia Amazônica e na defesa da preservação das florestas.
Em dezembro de 2019, foi sancionada a Lei 13.928/19 que institui o dia 15 de dezembro como o Dia Nacional da Economia Solidária.
Palco
13h30 – Lazy Rock
16h – Trio Forrozeiro
17h30 – Mulheres no Samba de Niterói
Tenda de debates Chico Mendes
10h30 – Mesa 1 – Movimento Social de Economia Solidária – Apresentação do Fórum de Economia Solidária
11h30 – Mesa 2 – Bancos Comunitários e Moedas Sociais
13hs – Mesa 3 – Economia Solidária e Sustentabilidade
14h30 – Mesa 4 – Pesca Artesanal e Economia Solidária
COMPARTILHE