21 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Mural de Eduardo Kobra faz homenagem a Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Com 300 metros quadrados, obra homenageia niteroienses e paisagens icônicas da cidade, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Megamural de Eduardo Kobra em Niterói. Foto: Bruno Eduardo Alves
Megamural de Eduardo Kobra em Niterói. Foto: Bruno Eduardo Alves

O mural do paulista Eduardo Kobra, no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), na Av. Marquês do Paraná, no Centro, foi  apresentado para aos moradores de Niterói no fim da tarde desta segunda-feira (27). Os tapumes que cobriam a obra foram retirados.

Leia mais: Niterói começa a aplicar vacina bivalente contra a Covid nesta segunda (27); veja o calendário

Com 35,14 metros de largura por 7,90 metros de altura, o painel tem quase 300 metros quadrados e demorou 10 dias para ser concluído. Homenageia niteroienses e paisagens icônicas da cidade, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC). Essa é a segunda obra do artista na cidade: ele ilustra uma das paredes da Oncomed Oncologia, em São Francisco.

O mural teve os tapumes retirados nesta segunda-feira (27)

Eduardo Kobra

Eduardo Kobra é um muralista brasileiro considerado um dos maiores nomes do grafite mundial. Ele levou o amor à arte e às cidades para os cinco continentes do mundo, tornando a paisagem urbana mais alegre e trazendo reflexões essenciais para a sociedade.

Um destaque de sua carreira é que ele foi o pioneiro em pintura anamórfica no Brasil, também conhecida como 3D. Trata-se de uma técnica que tem a função de “enganar os olhos” de quem aprecia a pintura. O artista consegue esse efeito por meio de variações de profundidade e efeito de 3D.

Além disso, suas artes podem ser vistas em pelo menos 11 países: Inglaterra, França, Estados Unidos, Rússia, Grécia, Itália, Suécia, Polônia, Dubai, México, Holanda, Portugal e Malauí. Outra curiosidade é que o mural Etnias, criado pelo artista para as Olimpíadas do Rio em 2016, foi considerado pelo Guinnes Book o maior do mundo, com 15 metros de altura e 1,70 metros de comprimento.

COMPARTILHE