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A participação das mulheres no orçamento familiar aumenta cada vez mais, de acordo com a pesquisa A Relevância das Mulheres nas Finanças Brasileiras, apresentada pelo serviço de crédito Serasa. No Sudeste, três em cada 10 mulheres são as únicas provedoras de renda de suas famílias. O papel na liderança no orçamentos das casas aparece no pagamento das contas, na renegociação de dívidas e na busca por crédito.
No levantamento nacional, realizado pelo Instituto Opinion Box para o Serasa, 93% das mulheres participam ativamente nas finanças das famílias.
O número representa um acréscimo de 5 pontos percentuais em relação à pesquisa semelhante realizada em 8 de março do ano passado para marcar o Dia Internacional das Mulheres. Desse número, 32% delas atuam como as principais responsáveis pelo provimento da casa.
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De acordo com a pesquisa, 70% das mulheres do Sudeste precisaram fazer algum “bico” ou trabalho informal para complementar sua renda. Os trabalhos de limpeza e revendedora são os mais procurados. Nesse malabarismo, o equilíbrio financeiro se perde.
Nos últimos 12 meses, 6 em cada 10 mulheres tiveram atraso em pelos menos uma das suas contas nesse período. Entre quem teve contas atrasadas, a do cartão de crédito lidera, seguido da conta de luz.
A psicóloga Valéria Meirelles acredita que essa tendência se deve às mudanças no perfil e no comportamento do público feminino, cada vez mais independente sob o ponto de vista financeiro.
“Casadas, solteiras, separadas, com ou sem filhos, hoje as mulheres se lançam sem medo no mercado de trabalho e assumem controle sobre as suas próprias finanças”, diz Valéria, doutora em Psicologia Clínica com ênfase em Psicologia do Dinheiro.
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Valéria percebe “maior visibilidade e relevância” das mulheres no aspecto econômico, deixando no passado o tempo em que dinheiro era assunto de homem.
“O valor da mulher nas finanças de casa sempre existiu, mas era algo interno, associado ao que chamamos de ‘economia do cuidado’. Mesmo sem gerar renda, elas produziam o trabalho de cuidar da casa e, dessa forma, economizavam em despesas, como alimentação, limpeza e outras”, explica. “Mas não eram reconhecidas como líderes do processo”, completa.
Em conformidade aos dados revelados pela pesquisa sobre A Relevância das Mulheres nas Finanças Brasileiras, o público feminino constitui a maioria entre os consumidores que negociam dívidas na plataforma Serasa Limpa Nome, a maior do país: em janeiro, as mulheres foram responsáveis por 55,45% do total de quitações.
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