Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Morte de bebê a tiros em Niterói mostra como crianças são vítimas da violência

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Levantamento do Instituto Fogo Cruzado mostra só este ano outras seis crianças foram baleadas no Grande Rio
Niterói teve 18 furtos por dia nos últimos três meses. Foto: Pixabay
Crianças representam 23% dos bsleados nos últimos oito anos. Foto: arquivo

Miguel Felipe dos Santos Rodrigues, um bebê de 7 meses, morreu na manhã da segunda-feira (18) após ser baleado dentro do carro, com seus pais, no domingo, em frente a um ponto de ônibus na Estrada Bento Pestana, no bairro Baldeador, em Niterói. De acordo com o Instituto Fogo Cruzado,  foi a primeira criança morta a tiros na Região Metropolitana do Rio em 2024, mas não foi a única a ser vítima da violência: outras seis crianças foram baleadas este ano, quatro delas atingidas por balas perdidas, mas todas sobreviveram.

O bebê e os pais estavam no carro quando dois homens em uma moto abriram fogo contra a família. Miguel Felipe dos Santos Rodrigues foi atingido na cabeça e no joelho, e chegou a ser operado, mas não resistiu. Os pais de Miguel, Filipe Rodrigues e Raissa Santos morreram na hora.

Em agosto de 2023, o Instituto Fogo Cruzado lançou a plataforma Futuro Exterminado, um mapa interativo com as 642 crianças e adolescentes baleados na região metropolitana do Rio de Janeiro desde 5 de julho de 2016. Com 150 vítimas, as crianças representam 23% dos baleados nos últimos oito anos: 42 morreram e 108 ficaram feridas.

Veja a lista de crianças baleadas em 2024:

01/01 – Menina, 8 anos – Ferida por uma bala perdida na mão durante a madrugada do réveillon, em São João de Meriti. A criança estava com a família, dentro de casa comemorando a virada do ano, quando foi baleada.

02/02 – Menino, 6 anos – Ferido por uma bala perdida durante um ataque a tiros na Av. Dr. Pedro Jorge, em Queimados, na Baixada Fluminense. O menino estava na rua quando homens passaram de carro atirando em dois ocupantes de uma moto.

04/02 – Menina, 6 anos – Baleada junto com o pai, Josemar Nascimento da Silva, de 31 anos, na porta de casa em Jardim Primavera, Duque de Caxias.

13/02 – Menina, 9 anos – Ferida por uma bala perdida na Rua 28 de Novembro, no Jardim Maravilha, em Guaratiba. Outras três pessoas também foram baleadas.

13/03 –  Deivid, 5 anos – Ferido por uma bala perdida de raspão no nariz durante um tiroteio entre tráfico e milícia em Vilar dos Teles, São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

17/03 – Miguel Felipe dos Santos Rodrigues, 7 meses – Morto em um ataque a tiros quando passava de carro com os pais pela Estrada Bento Pestana, no bairro Baldeador, em Niterói. Na ocasião, dois homens em uma moto abriram fogo contra a família.

COMPARTILHE