Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Morre o pianista João Carlos Assis Brasil, aos 76 anos, em Niterói

COMPARTILHE

Músico era um dos principais nomes do piano no Brasil e dava aulas no Conservatório de Música de Niterói, onde morava desde 2020
João Carlos Assis Brasil tinha 76 anos. Foto- Divulgação
João Carlos Assis Brasil tinha 76 anos. Foto: Divulgação

Morreu, na manhã desta segunda-feira (6), o pianista João Carlos de Assis Brasil, aos 76 anos, em decorrência de um infarto. O músico era considerado um dos maiores nomes do piano no Brasil. Ele ela professor da Escola de Música Villa-Lobos, no Centro do Rio, e do Conservatório de Música de Niterói, para onde se mudou há um ano.

“Comunicamos, com profunda tristeza, o falecimento hoje do nosso querido João Carlos de Assis Brasil, em decorrência de um enfarte na última sexta-feira. Ele cumpriu sua missão por aqui e agora sua obra se eterniza”, informou o perfil oficial do pianista numa rede social.

João Carlos Assis Brasil era considerado uma lenda viva do piano brasileiro. Estudou piano clássico desde a infância, chegando a conquistar prêmios internacionais. Aprimorou-se na música popular americana, como nas trilhas de clássicos do cinema e do jazz, e retornou ao Brasil como um fenômeno do piano.

O pianista tocou com nomes como Maria Bethânia, Zizi Possi, Alaíde Costa, Clara Sverter, Claudia Lira, Marcio Gomes, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Jacques Morelembaum, Jurim Moreira, lançou dois discos com obras de Villa-Lobos, dentre tantos outros sobre compositores de diversas eras da música.

Em 2019, gravou no Auditório Guerra-Peixe seu álbum “João Carlos Assis Brasil Clássico”, com repertório de obras de compositores como Chopin, Liszt, Debussy, Tchaikovsky, dentre outros.

COMPARTILHE