Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Moradores relatam falta de kits para exame de Covid nas farmácias, em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Na virada do ano, farmácias da cidade relataram aumento da procura de testes e falta de kits para detecção da doença
A vacinação reduziu a taxa de ocupação dos hospitais de Niterói

Moradores de Niterói com sintomas de Covid relataram dificuldade para encontrar testes rápidos nas farmácias da cidade, no fim de semana. Em São Francisco, mãe e filho com sintomas da doença, depois que um dos convidados da festa de Natal testou positivo, percorreram farmácias das redes Pacheco, Raia e Tamoio no domingo mas não conseguiram fazer o teste. “Na Pacheco, a balconista informou que a procura aumentou muito na virada do ano e o estoque de testes zerou”- explicou dona Teresa Costa. O filho Matias ainda tentou ir a Icaraí, mas sem sucesso.

No Painel da Covid da Secretaria estadual de Saúde, aparece um aumento nos casos registrados na cidade: 116, na última Semana Epidemiológica 52, contra 82 do período anterior. Um número ainda baixo, se comparado aos picos da doença, quando se verificava mais de 300 casos por semana. O aumento ainda não reflete a procura de testes nas farmácias, que costuma acontecer antes da testagem nos postos de saúde. E acontece depois de quase dois meses de queda em todos os indicadores da doença, casos, internações e mortes. Nos registros da SES nesta segunda-feira, aparecem apenas oito pessoas internadas, um único caso em UTI.

A Secretaria estadual de Saúde ainda não tem um registro preciso da presença da variante Ômicron, descoberta na África do Sul, que tem se espalhado muito rapidamente pelo mundo e já provoca os maiores picos de casos nos Estados Unidos e na Europa. Especialistas advertem para a alta taxa de contaminação da Ômicron, que ataca as vias respiratórias altas, de forma mais parecida com uma gripe, provocando dor de garganta, coriza e febre, entre outros sintomas.

COMPARTILHE