Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Moradores de Niterói fazem fila de madrugada para marcar consulta médica para outubro

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Setembro começou com a tradicional fila para marcação de consultas no posto de saúde Sérgio Arouca, no Vital Brazil
fila abre
Repórter do A Seguir entrou na fila de atendimento e registrou o movimento desde as 5 h 41min. Fotos: Sônia Apolinário

Um cartaz na porta anunciava, desde meados de agosto, o périplo para a marcação de consultas no posto de saúde Sérgio Arouca, no Vital Brazil. O agendamento de consultas tem provocado filas de madrugada na porta da policlínica, porque a Secretaria de Saúde do Município define um único dia para o atendimento da maior parte das especialidades. O cartaz já anunciava a dificuldade: o atendimento só acontecerá em outubro, de acordo com a disponibilidade de agenda. Quem não conseguir marcar, terá que tentar, em nova oportunidade. A rep´´orter Sônia Apolinário, acompanhou o movimento na quinta-feira (1), o dia da fila.

Calendário de marcações de consultas para outubro no posto de saúde do Vital Brazil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A novidade, nesta quinta-feira, foi o local da organização da fila: ao invés de ser formada no portão da entrada principal do posto, na rua José Botelho, como de costume, foi transferida para os fundos, na rua Souza Dias, normalmente usado como acesso para fazer teste de Covid.

O motivo, soube depois, quando consegui  entrar no posto, é que uma das placas do teto, quase na direção do guichê de atendimento, está soltando. O problema foi detectado há duas semanas e os funcionários acharam prudente isolar uma parte da área.  Sorte minha (nossa) que nesta quinta-feira o tempo está firme e sem ventos.

Dessa vez, cheguei na fila às 5 h 41 min. Por que chego tão cedo? Porque algumas especialidades são mais procuradas do que outras e eu buscava atendimento para duas bem concorridas: ginecologia e dentista. Já aconteceu de saber que não havia mais vagas depois de passar horas na fila. Sim, não tem como saber previamente se você será contemplada com uma consulta para a especialidade que deseja.

A fila às 5h41.

Ao me aproximar da esquina entre as ruas Souza Dias e Ary Parreiras, avistei as pessoas que já se posicionavam na frente do portão. A senhora que, então, ocupava o último lugar confirmou que eu estava na fila certa. Os primeiros que chegaram foram orientados por um segurança do posto. Os  outros pela própria fila, que rapidamente se torna autoexplicativa para quem tem como rotina marcar consultas no local.

A proximidade da chegada das 7h, horário do início do funcionamento do posto, causa um certo frisson. Às 7h20, os portões foram abertos e as pessoas seguiram em fila para o interior da unidade. Normalmente, com a fila do outro lado, a praxe era liberar a entrada dez por vez, para evitar muita aglomeração dentro do posto.

A então fila única logo teve que se desdobrar em duas para separar quem queria marcar consulta de quem já estava com consulta marcada para o dia. Logo no começo, um funcionário orientou o procedimento. Depois, mais uma vez, a orientação ficou por conta de quem aguardava para ser atendido. O espaço reduzido por conta da área interditada provocou uma pequena aglomeração na frente do guichê onde duas pessoas eram as únicas responsáveis pelo atendimento.

Sim, tem sempre alguém que tenta furar a fila, com a desculpa que está buscando informação.

Às 8h20, deixei o guichê de atendimento com a minha conquista: consultas marcadas – mas só para outubro. Até a hora em que deixei o posto, a placa do teto se mantinha no seu lugar.

 

Parte do interior do posto interditada porque uma das placas do teto está soltanto.

COMPARTILHE