COMPARTILHE
A inauguração da nova sede da Faculdade de Medicina (CMM-UFF), no bairro Fátima, próximo ao Centro de Niterói. demorou mas finalmente aconteceu nesta sexta-feira (13). O prédio já está pronto e em funcionamento, mas a cerimônia foi adiada na tentativa de o presidente Lula participasse do evento. A agenda não permitiu. Quem comandou a solenidade foi a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
E não se pode dizer que foi uma visita burocrática: em seu discurso, ela convidou Niterói a se integrar ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). A iniciativa busca garantir que todo atendimento de pacientes seja realizado em, no máximo, 30 ou 60 dias, e já conta com a adesão de 2,7 mil municípios. Niterói não faz parte do programa e está longe de cumprir os prazos para as consultas. O plano prevê o repasse de recursos para as secretarias municipais de saúde participantes que cumprirem os prazos.
Para o reitor da UFF, o médico Antônio Claudio Nóbrega, "essa inauguração é um resgate histórico de gerações. A Faculdade de Medicina faz cem anos em 2025. Ela teve sua sede onde é o Instituto Biomédico. Depois de 1968, a faculdade perdeu a sede. Agora, recupera seu prédio."
Além das matérias do curso de Medicina, no local são ministradas disciplinas de outras áreas, como biomedicina e biologia. Os laboratórios de pesquisa, por sua complexidade, estão localizados no Hospital Universitário Antônio Pedro, adjacente à sede da faculdade.
COMPARTILHE