Niterói por niterói

Publicado

‘Meu programa favorito’, em Niterói; As sugestões culturais do artista plástico Rodrigo Pedrosa

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O escultor lista os principais atrativos da cidade, como o Madd Espaço, novo centro comercial de arte, dança, literatura e design
Madd Espaço piratininga
Madd Espaço, em Pendotiba. Foto: Reprodução da Internet

Niterói é um bom programa. Quem mora aqui conhece bem as atrações que a cidade oferece. Tantas que cada niteroiense tem seu roteiro favorito. Praias, trilhas, esportes, paisagens, fortalezas. Museus, feiras, bares, restaurantes… Qual seu roteiro para um fim de semana em Niterói? Para ampliar as opções do leitor, o A Seguir: Niterói exibe a série de reportagens “Meu programa favorito”, convidando moradores da cidade a compartilhar seus lugares preferidos. Um mosaico das atividades que a cidade oferece, que pode surpreender, ao apresentar opções que pouca gente conhece.

Quem dá forma ao roteiro desta semana é o artista plástico Rodrigo Pedrosa. Formado em Desenho Industrial com habilitação em Design Gráfico, na faculdade da Cidade, Rodrigo trabalhou com publicidade em algumas empresas, até montar seu primeiro escritório, onde ficou praticamente 30 anos. Mas foi bem antes, aos 19 anos, que ele foi apresentado à escultura por dois mestres e amigos: Danilo Brito e José Luiz Benício, dois grandes ilustradores do Brasil.

No ano passado, o artista plástico se tornou Cidadão Benemérito de Niterói. A homenagem é “culpa” de Zumbi dos Palmares. Isso porque Pedrosa é o autor da escultura do líder do povo negro, que fica no Gragoatá. Foi a partir deste trabalho que esse niteroiense de 52 anos, que se assume como “meio recluso”, passou a conhecer mais pessoas, na cidade. Nessas andanças, ele relata ao A Seguir seus principais pontos de refúgio na cidade. Todos eles têm algo em comum: a relação com a arte.

Confira abaixo:

  • Reserva Cultural
O Reserva Cultural, em São Domingos. Foto: Reprodução/Internet

Um dos melhores equipamentos de Cultura de Niterói. Frequento com bastante regularidade. Tive inclusive o privilégio de ir na inauguração, o que me emocionou muito. Em seguida ainda tive a oportunidade de expor na sua linda galeria de arte a convite do Curador do espaço, Vilmar Madruga. A curadoria do cinema é impecável. Vale muito a visita.

  • Centro de Artes UFF
O Centro de Artes UFF, em Icaraí. Foto: Reprodução/Internet

Cinema, teatro e galeria de arte fazem deste lugar um espaço único na cidade! Desde jovem eu aprendi a gostar de cinema arte frequentando o cinema da UFF, este espaço tem lugar especial em meu coração. Pra ficar ainda melhor acabei de participar da exposição coletiva em comemoração dos 40 anos da Galeria de Arte da UFF. Ícone da cultura niteroiense este espaço!

  • Madd Espaço
O novo centro cultural de Pendotiba é o xodó e Pedrosa. Foto: Reprodução da Internet

O mais novo espaço comercial de arte, dança, literatura e design da cidade merece muito a visita. O espaço de múltiplo uso é lindo demais e tem uma galeria de arte incrível! Ele fica localizado em Pendotiba. O proprietário Alexandre Ponzi também é Artista Plástico e um grande entusiasta da Cultura. Vida longa ao MADD!

  • Livraria da Travessa Icaraí
Livraria da Travessa, um abraço. Foto: Amanda Ares

Uma livraria já é um espaço de resistência nestes tempos virtuais e de descaso com a cultura. A Travessa, além disso, é belíssima e tem títulos para todos os gostos em um ambiente muito aconchegante.

  • Mahatma Pizzaria
Pizza de abobrinha do Mahtama. Foto: Divulgação

Esta pizzaria fica no complexo do Reserva Cultural e é uma ótima pedida após o cinema. A massa semi integral livre de ovo e lactose é o diferencial. É leve e muito saborosa. O atendimento também é nota 10. Recomendo.

 

COMPARTILHE