Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói em alerta, com queda do índice de umidade do ar

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Metereologista alerta que a cidade terá nesta quinta-feira (28) tempo mais seco do ano; risco para idosos e para quem tem asma ou alergias
drop-of-water-g2c0b40b55_640
Pela tabela da Organização mundial da Saúde, índice entre 21% e 30% de umidade do ar dispara alerta. Foto: Pixabay

Nesta quinta-feira (28), a umidade relativa do ar vai atingir os valores mais baixos, deste ano, no Estado do Rio de Janeiro. O alerta é do meteorologista e professor da Universidade Federal Fluminense Marcio Cataldi. Ficará em torno de 30% (daí para menos). Pela tabela da Organização Mundial da Saúde, índices entre 21% e 30% representam sinal de alerta.

A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura. É um dos indicadores usados pelos meteorologistas para fazer a previsão do tempo, mas, não é um dado importante apenas para eles.

Quando a umidade do ar está muito baixa (ou muito alta) pode acarretar problemas nas pessoas, principalmente, respiratórios. Médicos recomendam cuidados especialmente com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, como asma, bronquite e alergias.

– Com a umidade baixa é importante as pessoas se hidratarem para evitar que a viscosidade do sangue aumente e rompa pequenos vasos, além do risco de infarto. Então, é uma situação bem crítica – informa Cataldi.

Segundo ele, a baixa umidade do ar está sendo causada por um bloqueio atmosférico que deve durar até sexta-feira (29). Na quinta-feira, o quadro ficará crítico em Niterói e São Gonçalo e pior nas regiões mais afastadas do litoral como Itaboraí e Baixada Fluminense.

A boa notícia, é que a situação não vai durar muito. Na sexta-feira, a partir das 17h, a previsão é de chegada de uma frente fria que trará “bastante umidade do oceano” e também previsão de chuva, ainda que moderada, mas já provocando alívio para o morador.

 

COMPARTILHE