Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Metade dos municípios do estado do Rio não teve mortes por Covid em abril

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Quarenta e sete cidades não apresentaram mortes pela doença, segundo a Secretaria de Saúde do estado
image - 2022-04-24T230424.002
O Mapa da Covid mostra que a vacinação derrubou as mortes este ano

O Mapa da Covid está  com bandeira verde há seis semanas no estado do Rio. A melhor notícia, porém, é que junto com a queda no contágio, caíram também ás internações e, especialmente, o número de mortes. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, 47 municípios do estado, mais da metade do total, estão há pelo menos 18 dias sem registros de óbitos por Covid, nas diversas regiões do Rio de janeiro.

Entre as cidades que não notificaram óbitos por Covid-19, estão Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Iguaba Grande, Italva, Laje do Muriaé, Macuco, Mendes, Miguel Pereira, Miracema, Nilópolis, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Pinheiral, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Quissamã, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Pedro D’Aldeia, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Tanguá, Trajano de Moraes, Valença e Vassouras.
Segundo a coordenadora de Informações e Saúde da SES, Luciane Velasque, “esse resultado é consequência da vacinação no estado do Rio de Janeiro, que já atingiu 86% de toda a população fluminense com 12 anos ou mais imunizada com a primeira e a segunda doses.”
De acordo com a última atualização do Mapa de Risco da Covid, sétima semana consecutiva o estado está em bandeira verde, de risco muito baixo para Covid-19. A análise compara a 14ª semana epidemiológica (SE 14) deste ano, de 3 a 9 de abril, com a décima segunda semana (SE 12), de 20 a 26 de março.
Apesar dos bons números, o Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, alerta que “precisamos que a população não se descuide da vacinação. As pessoas que ainda não receberam a 2ª dose ou dose de reforço devem retornar aos postos de saúde para completar o esquema vacinal. Além disso, os idosos com 80 anos ou mais devem receber a dose adicional de reforço.”

COMPARTILHE