COMPARTILHE
Cerca de R$ 100 mil. Esse é o prejuízo estimado do tradicional Mercado de Peixe São Pedro, no Centro de Niterói, após ter ficado 35 horas sem energia elétrica. Por conta da falta de luz, na noite de quarta-feira (3), o estabelecimento ficou fechado nesta quinta-feira (4) junto com os restaurantes. A energia foi reestabelecida somente na manhã desta sexta-feira (5).
Leia mais: Cinema Icaraí terá investimento de R$ 55 milhões
O A Seguir entrou em contato com a Enel sobre os trâmites da reparação do prejuízo do Mercado de Peixe. Em nota, a Enel Distribuição Rio esclarece que normalizou o fornecimento de energia do estabelecimento ainda na quinta-feira (4), quando foi verificada uma sobrecarga no sistema interno do mercado. Tal conjuntura gerou nova ocorrência posteriormente, também já normalizada.
A companhia diz que já orientou o estabelecimento quanto à necessidade de solicitação de um aumento de carga para a unidade e está mantendo contatos para a realização do processo.
O diretor da Associação dos Comerciantes do Mercado São Pedro, Atílio Guglielmo, ressalta que ficar sem energia elétrica é completamente prejudicial, especialmente neste segmento de mercado, como é o caso de um produto perecível. “O prejuízo é imenso quando ficamos mais de um dia sem poder trabalhar”, comentou.
O fornecimento de energia elétrica tem sido alvo de críticas recorrente em Niterói. Em dias chuvosos e ventania de intensidade moderada a forte, a falta de luz em diversos pontos da cidade já é algo comum.
Na noite de quarta-feira (3), moradores relataram explosões de transformadores, após a chuva que atingiu o município. O bairro de Icaraí foi parcialmente atingido pela falta de energia elétrica na madrugada desta quinta-feira (4). Pendotiba, Santa Rosa e Vital Brasil também foram afetados.
Outros locais que ficaram sem energia foram: Caramujo, Baldeador, São Lourenço, Santa Bárbara, Sapê, Santana e Ingá. Em São Francisco um transformador estourou na Rua Guaianazes e moradores ficaram apenas com uma fase funcionando. No Centro da cidade há relatos de instabilidade em alguns pontos.
O A Seguir entrou em contato com a Enel na manhã de quinta-feira (4). Em nota, a Enel Distribuição Rio informou que “as fortes chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos que atingiram Niterói na noite de terça-feira (3) afetaram o fornecimento de energia para alguns clientes, principalmente nos bairros de Icaraí, Ingá, Santa Rosa, Piratininga, Maria Paula e Santa Bárbara”.
A distribuidora garantiu que realizou manobras de transferência de cargas e quadruplicou o número de equipes em campo para restabelecer o serviço o mais breve possível, porém em alguns pontos a energia demorou a ser restabelecida.
COMPARTILHE