Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Voluntários tiram meia tonelada de lixo das praias de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Projetos Grael e Aruanã recolhem 532 Kg de lixo em mutirões realizados por conta do Dia Mundial da Limpeza
Clean Up Day - creditos Nathália Lugão (6)
O Projeto Grael realizou, nesta terça-feira (19), regatas ecológicas. Fotos: Divulgação

Em celebração ao Clean Up Day, Dia Mundial da Limpeza, o Projeto Grael realizou nesta terça-feira (19), regatas ecológicas, uma iniciativa destinada a remover detritos flutuantes do mar, com o objetivo de promover a conscientização e a preservação do meio ambiente. As atividades resultaram na coleta de aproximadamente 200 kg de lixo.

Leia mais: Alerta vermelho! Niterói terá onda de calor nos próximos dias

Na segunda-feira (18), os alunos também participaram de regatas ecológicas, unindo a paixão pelas aulas de vela ao compromisso com a preservação dos ecossistemas marinhos. Durante essas aulas, foram recolhidos 32 kg de lixo da Baía de Guanabara.

Já no último sábado (16), a praia do Cais, em Jurujuba, foi o local destinado para o Mutirão de Limpeza. Mais de 30 voluntários, incluindo alunos do Projeto Grael e membros da comunidade local, se reuniram para remover os resíduos que poluíam a área. O esforço conjunto resultou na coleta de aproximadamente 120 kg de lixo.

– O Clean Up Day é uma iniciativa global que visa reforçar a importância de cuidar do meio ambiente e, pensando nisso, desenvolvemos algumas atividades com os educandos. O resultado foi muito satisfatório. Estamos orgulhosos do empenho de cada aluno e da capacitação das futuras gerações para se tornarem pessoas comprometidas com o nosso planeta –  relatou a coordenadora de Meio Ambiente do projeto, Monalisa Oliveira.

Em Itaipu

Projeto Aruanã promoveu mutirão.

Também no sábado, na praia de Itaipu, o Projeto Aruanã promoveu um mutirão e recolheu 80 kg de resíduos como sacolas, embalagens de alimentos, garrafas pet e bitucas de cigarro, em ação conjunta pelo Dia Mundial da Limpeza.

O Projeto Aruanã é dedicado à conservação das tartarugas marinhas da Baía de Guanabara e regiões costeiras adjacentes. Por meio da realização de pesquisas científicas e ações de sensibilização social, promove a participação da sociedade civil na proteção dos ambientes marinhos costeiros. Desde a sua origem, na própria praia de Itaipu, busca atuar de forma colaborativa, em parceria com pescadores e diversas instituições para a promoção de ações decisivas no fomento de políticas públicas. Em 2022, integrou-se ao Programa Petrobras Socioambiental.

A ação pelo Clean Up Day foi organizada em conjunto com a Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Itaipu e contou com as parcerias do Projeto Uçá e da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), empresa que fez a correta destinação do lixo.

Após o recolhimento do material cujo trabalho envolveu cerca de 70 pessoas, entre voluntários e parceiros, foi realizada uma triagem e separação do material. Foram recolhidas garrafas de vidro (5,815 kg), garrafas Pet (3,305 kg), copos/talheres/pratos (2,330 kg), embalagens de alimentos (4,225 kg), tampas de plástico (340 g), latas de metal (604 g), tampas de metal (1,745 kg), canudos (985 g), sacos e sacolas (7,535 kg), isopor (190 g), embalagens de cigarro (235 g), embalagens de papel (660 g), papel – e outros (300 g), papelão (525 g), plásticos – e outros (675 g), roupas/pedaços de tecido (2,050 kg), bitucas de cigarro (730 g), borrachas (1,635 kg), além de 1 anzol e de itens que não foram triados (46,725 kg).

COMPARTILHE