Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Medalha com QR Code combate abandono e desaparecimento de pets, em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Se um animal que tem a medalhinha for encontrado sozinho na rua, será possível escanear o código para localizar o tutor
Microchip ajuda a encontrar animais perdidos. Foto: Prefeitura
A medalhinha é colocada nas coleiras dos animais durante o procedimento de castração gratuita Foto: Divulgação

A Coordenadoria de Defesa Animal (CEDA) da Prefeitura de Niterói tem apostado em uma ferramenta tecnológica para ajudar a combater o abandono de animais domésticos e ajudar na localização dos tutores em casos de desaparecimentos.

Trata-se de uma medalhinha colocada nas coleiras dos animais durante o procedimento de castração gratuita promovido pelo Município. O objeto possui um QR Code que, ao ser acessado com um smartphone, exibe os dados do tutor para acionamento, caso ele esteja perdido. Isso ajuda a identificar se o animal foi abandonado ou se ele se perdeu.

– Se um animal que tem a medalhinha for encontrado sozinho na rua, será possível escanear o código para localizar o tutor e apurar se o pet se perdeu ou foi abandonado. No segundo caso, o dono do animal pode ser imputado por crime de abandono. Essa ferramenta é muito importante e exemplifica a seriedade da política de proteção animal em Niterói – explicou o coordenador de Defesa Animal da Prefeitura de Niterói, Marcelo Pereira.

No último dia 6 de janeiro, a iniciativa da CEDA ganhou uma madrinha, a cadela Mirabel, uma vira-lata de 2 anos, que se perdeu de sua dona após se assustar com um barulho na praia de Icaraí. Após ter sua foto compartilhada por milhares de pessoas, ela foi encontrada na mata, atrás do clube Rio Cricket. Mirabel foi então levada ao CCPAD e recebeu a medalhinha com QR Code.

Castrações

Viçoso Jardim, Atalaia e Ititioca, na Zona Norte, serão os primeiros bairros que receberão o serviço do castramóvel, em 2023. As inscrições para castração gratuita de cães e gatos poderão ser feitas no próximo sábado (28), a partir das 9h, na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, na Estrada Padre José Euger, número 8, no Atalaia.

Serão distribuídas 300 senhas, uma por pessoa. Para fazer o agendamento, o responsável legal pelo animal deve apresentar original e xerox do RG e do CPF, além do comprovante de residência naquelas localidades. Não haverá cadastro de reserva. No dia da inscrição não precisa levar o animal. As cirurgias começarão a ser realizadas a partir da próxima semana.

Todos os animais domésticos que fizerem a cirurgia receberão a medalha com o QR Code e também o implante de microchip.

Desde agosto de 2022, cerca de 880 animais domésticos tiveram microchips implantados durante as cirurgias de castração realizadas tanto no Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), quanto no castramóvel do município.

O objetivo do microchip é permitir o rastreamento dos animais pelos seus donos. Isso poderá ser feito quando o aplicativo “Niterói Animal” entrar em funcionamento, mas ainda não há data prevista.

No ano passado, o CCPAD realizou 3.400 castrações. O procedimento é importante, entre outros pontos, para o controle populacional de cães e gatos, evitando que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados. Também impede ninhadas indesejadas e se torna uma questão de saúde.

Além disso, há outras vantagens consideráveis. Entre os machos, por exemplo, evita a agressividade motivada por excitação sexual constante, além de fuga, tumores testiculares e marcação de território, isto é, xixi fora do lugar.

Já entre as fêmeas, dificulta o cancro nas glândulas mamárias na fase adulta. Evita também a piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas, a gravidez psicológica e suas consequências como infecção das tetas, além do cio.

 

COMPARTILHE