Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Martine Grael estreia com vitória e termina em 3º geral no primeiro dia da vela

COMPARTILHE

Atual campeã olímpica de Niterói e sua dupla, Kahena Kunze, seguem na disputa da medalha; enquanto a família acompanha de longe
Martine e sua dupla de vela Kahena Kunze : Foto- Reprodução Instagram
Martine e sua dupla de vela Kahena Kunze / Foto: Reprodução Instagram

Martine Grael e Kahena Kunze conseguiram um bom resultado no primeiro dia de vela nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Na categoria 49er FX, a niteroiense e sua dupla alcançaram a 3ª colocação geral e seguem na disputa pelo bicampeonato. Na primeira regata, elas não conseguiram um bom desempenho, terminando em 15º, mas se recuperaram nas duas seguintes e encerraram o dia na 3ª colocação geral. Martine e Kahena conquistaram o ouro nas Olimpíadas do Rio, em 2016. A primeira é a grande representante de Niterói nos jogos. Favoritas na vela, as velejadoras ainda ganharam duas pratas nos Mundiais de 2017 e 2019 e conquistaram um quarto lugar em 2018.

Nesta quarta-feira (28), a dupla volta a competir às 2h50 (horário de Brasília) pela quarta, quinta e sexta regata. Ao todo serão 12, além da disputa de medalhas, que será realizada na madrugada de 2 de agosto. Na categoria laser, o bicampeão olímpico Robert Scheidt encerrou a quarta regata também na terceira colocação. As provas foram adiadas devido ao mau tempo causado pela aproximação de um tufão. Marco Grael, outro representante de Niterói, também fez sua estreia, ao lado de Gabriel Borges.

Família “se vira nos trinta” para acompanhar

A torcida por Martine e Marco Grael é grande. Ao A Seguir: Niterói, Andrea Grael, mãe de Martine e mulher de Torben Grael, bicampeão olímpico, não esconde o entusiasmo e fala da dificuldade em achar um canal de transmissão do campeonato de velas. Cansada, devido ao horário um pouco ingrato de transmissão, ela conta que assistiu à competição por uma transmissão de Zoom, através de uma amiga da Martine, que mora nos Estados Unidos.

– Ela filmou a regata que estava sendo transmitida e assistimos pelo Zoom. Montamos um grupo de “amigas da vela” e assistimos todos juntos. Foi bem legal. Os comentários eram divertidos e os toques das pessoas eram bons, preciosos. Para juntar a família Grael é difícil porque cada um está na sua casa. Não dá para combinar de ver regata junto porque o horário é bem inoportuno – conta.

E completa: – Nós ficamos batendo cabeça porque não estava sendo transmitido na televisão. A família toda queria saber onde estava passando. A gente estava tentando entender como funcionava para assistir. Até que conseguimos nos conectar pelo grupo das meninas. Uma delas tinha o WhatsApp de um dos meninos que estavam disputando as regatas. Ele estava ao vivo com ela, mandando a notícia em tempo real e ela repassava para a gente. Foi um primeiro dia bem inusitado, eu diria.

Quanto à possibilidade do bicampeonato de Martine, Andrea prefere não criar expectativas. Ela diz que espera que Martine e Marco façam o que tiver ao alcance da melhor forma.

– Se vier resultado, ótimo! Se não vier, só desejo que fiquem satisfeitos com seus desempenhos nas condições apresentadas – resumiu.

Axel Grael, prefeito de Niterói, faz post de torcida

Na noite desta terça, o prefeito de Niterói, Axel Grael fez um post no perfil do seu Instagram desejando “bons ventos” aos seus sobrinhos Martine Grael e Marco Grael. Ele diz que a vela é o esporte com mais ouros na história olímpica do Brasil e que, no total, já são oito medalhas olímpicas conquistadas pela família Schmidt Grael.

“A última medalha de ouro foi com Martine e Kahena, na classe 49er FX, que venceram na Rio-2016. Marco e Gabriel faturaram o ouro em Lima-2019 e com muita garra e determinação, prometem muito na Marina de Enoshima. Torben, força!! Estamos com vocês! Bons ventos!”, destacou.

Marco Grael disputou apenas uma regata

Na estreia da classe 49er, Marco Grael e Gabriel Borges disputaram apenas uma regata, sendo que as outras duas que deveriam ter acontecido nesta terça-feira (27) foram adiadas devido às más condições climáticas. Assim, na primeira e única regata realizada até aqui, a dupla representante de Niterói alcançou a oitava colocação. Porém, a dupla retorna também nesta quarta (28) para mais três regatas. A primeira às 00h05, a segunda às 1h e a terceira às 1h55 (horário de Brasília). A transmissão pode ser conferida pelo Sportv, pelo aplicativo do Canais Globo.

Marco Grael e Gabriel Borges / Foto: Reprodução Instagram

COMPARTILHE