COMPARTILHE
Na França, onde acontece o Festival de Cannes, um dos mais importantes da indústria cinematográfica, o município de Maricá lançou, na quarta-feira (14, sua Film Commission. A iniciativa acontece um mês depois da criação da Niterói Film Commission.
Leia mais: Produção nacional é destaque nos cinemas de Niterói
Trata-se de um órgão que promove a cidade como destino para produções audiovisuais, oferecendo suporte a produtores por meio da facilitação de autorizações, acesso a locações, redução de burocracias e articulação com serviços locais. De acordo com a prefeitura, o órgão está sendo lançado com o objetivo de posicionar Maricá como um polo estratégico para a produção audiovisual no Brasil, atraindo filmagens, coproduções e parcerias internacionais.
Quem faz as honras da iniciativa, em Cannes, é o ator José de Abreu que atuará como um dos consultores da Film Commission de Maricá.
– Maricá é uma cidade fora do comum. Há dois anos frequento o município e não paro de me surpreender. Em quatro anos, podemos fazer um belo portfólio. Estamos abertos a trocar ideia. O que tenho feito, por enquanto, é conversar com os produtores de cinema. Queremos ser parceiros do cinema brasileiro. Acho que será uma experiência interessante – afirmou o ator.
As metas estabelecidas pela prefeitura para o novo órgão, nos próximos anos, incluem a produção de três longas-metragens, dois documentários, uma série, quatro curtas-metragens, três mostras ou festivais e a realização de um festival de cinema próprio. Também estão previstos 12 cursos voltados à capacitação de profissionais da cidade.
COMPARTILHE