Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Maricá inaugura Museu da Casa Darcy Ribeiro

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Museu terá dois cinemas, espaço para gravação de podcast, sala de karaokê, sala de vídeo interativa, entre outros
Casa Darcy Ribeiro
Casa Darcy Ribeiro terá duas salas de cinema, sala da karaokê, entre outros. Foto: Divulgação

O antropólogo, historiador e sociólogo Darcy Ribeiro terá um museu para chamar de seu. O espaço, instalado na Praia do Cordeirinho, em Maricá, será inaugurado nesta quarta-feira (19), às 15h, com uma diversidade de recursos que vão de uma sala de vídeo interativa a duas salas de cinemas, passando por um espaço para gravação de podcast, sala de espelhos infinitos e até sala de karaokê.

Leia mais: Exposição “Entre Minas” narra relações trágicas entre Minas Gerais e a mineração

O objetivo é proporcionar ao público uma experiência imersiva e interativa. A museografia foi elaborada pelo artista Gringo Cardia, que ficou conhecido por ter inaugurado uma nova linguagem nas áreas cenográficas de teatro, espetáculos de dança e show, tornando-se um dos artistas expoentes da década de 1990.

O acervo da vida íntima do sociólogo, como a escrivaninha que usava e o seu fardão da Academia Brasileira de Letras estão em exposição. Para compor o percurso, foi utilizada uma trilha sonora que valoriza ritmos contemporâneos como rap e trap, poesia e slam.

O imóvel transformado em museu é a antiga residência de Darcy Ribeiro. O projeto da casa foi encomendado por ele ao arquiteto Oscar Niemeyer, seu amigo. A inspiração veio das ocas de povos indígenas que habitam o Xingu.

Serviço:

Museu Casa Darcy Ribeiro

Data: 19/06 (Quarta-feira)

Endereço: Rua Darcy Ribeiro, 395, Cordeirinho, Maricá (Antiga Rua Cento e Dezenove)

Localização: https://maps.app.goo.gl/h9BJJtqxxoZA4gSm6

COMPARTILHE