COMPARTILHE
A Câmara Municipal de Niterói aprovou, por iniciativa do vereador Sylvio Maurício (PT), a concessão do título de Cidadão Niteroiense ao escritor, jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva. “A homenagem reconhece sua trajetória de luta em defesa da democracia e da memória dos crimes cometidos durante a ditadura militar no Brasil”, diz a justificativa da iniciativa.
Leia mais: Niterói tem exposição sobre horrores da ditadura, nos 60 anos do golpe militar
Filho do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido e assassinado pelo regime militar, Marcelo dedicou sua vida a denunciar as violações de direitos humanos e o impacto da repressão na sociedade brasileira.
A homenagem ocorre no mesmo período em que a prefeitura de Niterói promove exibições gratuitas do filme “Ainda Estou Aqui”, baseado na obra de Marcelo, no Reserva Cultural, até o dia 2 de abril.
– É um gesto de reconhecimento e resistência. Precisamos fortalecer a cultura, a memória e as vozes que se levantam contra o autoritarismo – afirmou o vereador que observou que a aprovação de sua iniciativa se deu um dia após o STF ter tornado réu o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de estado.
A cerimônia para a entrega do título ainda não teve sua data marcada.
COMPARTILHE