Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Sobre tecnologia e desenhos na caverna: a nova plataforma do ‘A Seguir: Niterói’

Por Luiz Claudio Latgé

COMPARTILHE

O jornalismo se renova para ouvir e dar voz ao morador de Niterói, no momento que a cidade retoma suas atividades, de um jeito diferente
icarai-facebook
A Seguir: Niterói é a notícia cada vez mais perto. Foto: Gustavo Stephan
A notícia cada vez mais perto. A pandemia quebrou a nossa rotina. Deixou para trás velhos hábitos e crenças, como a porta que fechamos em lockdown. Deu outra dimensão à notícia, quando o que mais importa é saber se o comércio abre, se vai ter aula, as regras de distanciamento, se tem vacina no posto… De repente, antigos interesses que nos tiravam da cidade, o trabalho, um programa, as compras, um show, não nos movem mais. Preferimos a segurança da casa, aquilo que está por perto. No mundo global, voltamos a pensar no que é local.
 
O A Seguir: Niterói é, desde a sua origem, uma resposta a este anseio de informação comunitária, quando o jornalismo local se desmancha diante da concorrência das redes sociais, no período mais dramático do nosso tempo, na pandemia. Um grupo de jornalistas, moradores da cidade, unido no propósito de oferecer à cidade informação atual e confiável, um canal de expressão de Niterói. Um desafio que já dura mais de um ano e rendeu mais de 3.500 reportagens.
 
No momento que a cidade retoma as suas atividades, o A Seguir: Niterói se renova. Nesta segunda-feira (8), inauguramos uma nova plataforma, um novo sistema de publicação na Internet. Nosso site se abre, com novos conteúdos, recursos e colaboradores, como a cidade em que vivemos e que procuramos retratar.
 
Repare no site que você visita. Percorra os títulos, as fotografias, a disposição das notícias, cada texto. Conheça nossos novos colaboradores. As seções que inauguramos, para oferecer dicas de programas na cidade. Vai notar também que os valores que nos movem são os mesmos: retratar a vida da cidade, de forma isenta e propositiva, e dar voz à comunidade. Ser um canal de expressão de quem vive aqui, e um cartão de apresentação para quem quer conhecer Niterói e tem a chance de ver a cidade como só nós, moradores, sabemos ver,
 
A tecnologia nos permite avançar. Ganhar mais agilidade, ter mais alcance, mais recursos para contar e ilustrar uma história. Mas uma tela vazia não diz nada. É o trabalho dos jornalistas a cada dia que mantém o site atual, renovado e confiável, para quem depende da informação para organizar sua vida – e da informação dependemos todos, professores, profissionais de saúde, trabalhadores, empresários, motoristas e pedestres, cantores e escritores, autoridades.
 
Parece um trabalho sem fim encher diariamente uma página on line jornal com as notícias do momento. Como a tarefa de Sísifo de empurrar uma pedra montanha acima, e depois começar tudo de novo. Por que alguém assumiria esta tarefa, se colocando em vigília, olhos abertos aos fatos, obrigado a reportar o que vai à volta?
 
O que nos move é o compromisso com a cidade. A contribuição que podemos oferecer em nossa área de atuação. Como fazem profissionais de saúde, economistas, advogados em suas especializações.
 
A aventura do homem na terra deve muito à sua capacidade de linguagem, de se comunicar. De trocar experiências e assim ampliar o seu conhecimento. É isso que pretendemos oferecer aqui, informação que pode ajudar ao morador a se mover na cidade, a enfrentar perigos, a se cuidar, a viver melhor, a construir uma sociedade mais justa e menos desigual. Na era da tecnologia, esperamos que você possa encontrar aqui desenhos na caverna.

COMPARTILHE