COMPARTILHE
A cervejaria Malteca, em Jurujuba, recebeu o Selo Niterói Cervejeiro em evento realizado na quarta-feira (28). É a sétima marca da cidade a obter a certificação que atesta boas práticas em diferentes segmentos – de atenção ao meio ambiente e sustentabilidade passando por questões culturais e apoio à comunidade do entorno da empresa.
Leia mais: Niterói encolhe. População é de 481.758 moradores, segundo o Censo
A Malteca foi inaugurada em 2020. Funciona em uma antiga fábrica de sardinha que pertencia à família de Tatiana Ferreira, sócia da cervejaria ao lado do marido Diego Verticchio.
O selo foi lançado em 2018, em cumprimento a uma lei aprovada no ano anterior, batizada Lei Cervejeira que, dentre outras coisas, desburocratizou a obtenção de alvarás e permitiu a criação de brewpubs em diferentes áreas da cidade.
Para obter o selo, é preciso pontuar em cerca de 50 itens. A avaliação é feita por uma comissão integrada por representantes da Universidade Federal Fluminense, secretarias e órgãos municipais como, por exemplo, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Neltur. A Malteca atingiu a nota 80 de um total de 100.
– Nós batalhamos para pontuar em todos os quesitos. Tenho muito orgulho do trabalho que estamos fazendo, de contribuir para trazer pessoas de outras cidades para conhecer Jurujuba, esse nosso bairro que é muito lindo. Gostaria de agradecer a minha equipe que sonhou junto comigo e tornou tudo isso realidade – afirmou uma emocionada Tatiana.
Dentre as autoridades presentes ao evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite explicou que o selo foi criado no âmbito do Plano Estratégico Niterói que Queremos, com o objetivo de identificar as demandas do setor. Ele agradeceu os “empresários empreendedores” que estão acreditando e investindo em Niterói.
Também presente à cerimônia, o vice-prefeito Paulo Bagueira lembrou que a lei foi aprovada na Câmara Muncipal quando ele era o presidente da Casa Legislativa:
– Fico orgulhoso que essa iniciativa deu certo. Visitar fábricas de cerveja é atração turística em várias cidades, no Brasil e no exterior. Temos que aprimorar isso em Niterói. Temos um roteiro que já permite ao turista passar o dia visitando fábricas de cervejas em Niterói e a Malteca é, agora, mais uma das atrações turísticas da cidade – disse ele “confessando” que se lembra da época em que a fábrica de sardinha estava em pleno funcionamento onde hoje é a cervejaria.
Este mês, a Malteca representou a cidade no Hopen Festival, na cidade portuguesa de Braga, cidade-irmã de Niterói.
Bagueira também lembrou que as tratativas para a criação da lei cervejeira foi articulada por Lindalva Cid, atual subsecretária municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente do Selo Niterói Cervejeiro.
– O que nós fizemos foi ouvir os cervejeiros, os empresários. Tocamos esse projeto com muita gente ajudando – afirmou ela.
Até o momento, em Niterói, as marcas que têm o selo Niterói Cervejeiro são: Noi, Masterpiece, Máfia, Matisse, BrewLab e Araribóia.
Também participaram do evento o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Baldez; o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson Oliveira Figueiredo; o presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), Fernando Brandão; e a secretária de Conservação e Serviços Públicos Dayse Monassa.
COMPARTILHE