Niterói por niterói

Publicado

Mais de 100%? Entenda por que Niterói vacinou mais do que o previsto

Número de pessoas com a primeira dose ultrapassou a estimativa populacional
Vacinação ultrapassou 100% da população adulta. Foto- Prefeitura de Niterói
Vacinação ultrapassou 100% da população adulta. Foto: Prefeitura de Niterói

“Provavelmente vai passar de 100%”, declarou o Secretário Municipal de Saúde de Niterói sobre a população vacinada, em conversa com o A Seguir: Niterói, no começo de setembro. Três semanas depois, a previsão se confirmou, e a cidade ultrapassou a marca de 100% da população adulta vacinada. Mais especificamente 100,01%.

O último balanço da Prefeitura, divulgado na plataforma SIGeo, mostra que, até a manhã desta quarta-feira, 409.225 pessoas maiores de 18 anos receberam ao menos uma dose da vacina contra a Covid. Número um pouco maior do que os 409.171 que o município pretendia vacinar. Mas por que isso ocorre?

O fenômeno já foi observado em cidades como Belo Horizonte e São Paulo, e as explicações são semelhantes. A primeira é que a estimativa populacional é imprecisa. O último Censo foi realizado em 2010 e, desde então, o IBGE realiza acompanhamentos periódicos e projeta o crescimento das cidades com base em outras medodologias. A segunda possibilidade é que moradores de municípios vizinhos podem ter se vacinado na cidade.

Seja qual for a explicação, os dados mostram que Niterói disse sim à vacinação. Ao todo, 439.573 pessoas tomaram a primeira dose, incluindo mais de 30.348 adolescentes. O número equivale a 85% da população total, estimada em 516.981 pessoas. Já a segunda dose e a dose única, somadas, foram aplicadas em 331.176 pessoas. Isso significa que 64,1% dos moradores da cidade já concluíram a imunização. E o número de idosos que há receberam o reforço passa de 8.618.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email