15 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Mais de 1 milhão de ciclistas já passaram pela Marquês de Paraná no Centro de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O contador de bikes da avenida foi inaugurado em março passado. O equipamento registra uma média de 5 mil ciclistas por dia,
contador de bikes
A média mensal de ciclistas registrados na Avenida Marquês de Paraná é de 139 mil. Foto: prefeitura de Niterói

O contador de ciclistas da Avenida Marquês de Paraná, que liga o Centro de Niterói a Icaraí, ultrapassou a marca de 1 milhão de bicicletas passando pelo local. Inaugurado em março, o equipamento registra uma média de 5 mil ciclistas por dia, uma das maiores do país. O dispositivo tem o objetivo de mostrar que o transporte por bicicleta já é uma realidade no município e, com isso, captar mais usuários.

Leia mais: Furto de celular explode em Niterói

O totem ao lado da pista exclusiva para ciclistas faz parte do sistema Contabike, que possui 11 equipamentos do tipo estrategicamente posicionados, pela cidade. Os contadores estão na Avenida Amaral Peixoto e a Rua São Lourenço, Avenida Roberto Silveira, na Rua Benjamin Constant, na Orla de São Francisco, na Avenida Irene Lopes Sodré, na Rotatória de Camboinhas, nos acessos ao túnel Charitas-Cafubá e no Parque Orla Piratininga.

A média mensal de ciclistas registrados na Avenida Marquês de Paraná é de 139 mil. Por semana, mais de 35 mil ciclistas passam pelo local. Para o prefeito Axel Grael, a marca atingida pelo Contabike indica a consolidação das bicicletas como meio de transporte na cidade.

– Toda a desconfiança que existia em relação a adesão das pessoas à bicicleta já não existe mais, elas são uma realidade nas ruas de Niterói. Os contadores nos dão a ideia de quantas pessoas já passaram. Nós, os ciclistas e toda população conseguimos ter a ideia do movimento de bicicleta que temos hoje em Niterói. Pelos dados que estamos coletando, temos a informação de que 10% de todo o movimento na Marquês de Paraná é de bicicletas – afirmou Grael.

Ciclovias

A malha cicloviária de Niterói tem, atualmente, 86 quilômetros e a meta da Coordenadoria Niterói de Bicicleta é alcançar 100 quilômetros até o final de 2024. Segundo a prefeitura, de 2022 para cá, passaram por “importantes projetos de requalificação” as ciclovias da avenidas Amaral Peixoto (Centro), Roberto Silveira (Icaraí), Ewerton Xavier (Itaipu) e da ruas José Bonifácio (São Domingos) Alexandre Moura (São Domingos) e Coronel Tamarindo (Gragoatá).

As ciclovias de Niterói ganharam conexões chaves com a inauguração do trecho do Ponto Cem Réis e da nova Rotatória de Camboinhas. Entre 2022 e 2023, foi realizado o lote 02 do Sistema Cicloviário da Região Oceânica, com acréscimo de aproximadamente 10,5 quilômetros de malha cicloviária implantada ou requalificada. Vias importantes da região como a Rua Florestan Fernandes (Camboinhas) e a Rua Matias Sandri (Itacoatiara) ganharam ciclovias e as rotas da  Avenida Carlos Nelson, da Estrada de Itacoatiara e do trecho da Francisco da Cruz Nunes entre Itaipu e o Corpo de Bombeiros, foram requalificadas.

NitBike

Com quatro meses de implantação, o Nitbike já ultrapassou a marca de 70 mil usuários cadastrados. O sistema de compartilhamento de bicicletas criado pela Prefeitura de Niterói opera atualmente com 400 bicicletas e 37 estações. Até o fim do ano, serão 50 estações, totalizando 600 bicicletas disponíveis.

De acordo com a prefeitura, as Nitbikes “são consideravelmente mais utilizadas nos dias de semana que nos finais de semana, demonstrando que o uso para fins de mobilidade é predominante”. Os picos de uso são terças, quartas e quintas-feiras. A média diária do sistema é de 6.900 viagens. As bicicletas são predominantemente utilizadas em viagens de até uma hora, gratuitas. Nos dias de semana mais de 98% das viagens atendem esse parâmetro. Já nos finais de semana, pouco mais de 91%.

O aluguel das bicicletas é feito por meio do aplicativo NitBike, que está disponível para IOS e Android. As viagens são gratuitas e limitadas a uma hora, sem limites de quantidade de viagens por dia, desde que respeitado um intervalo de 15 minutos a cada 1 hora de viagem. Caso o usuário exceda o limite de 1 hora, será aplicada uma tarifa de R$ 8.

COMPARTILHE