COMPARTILHE
Apenas 24,17% da população de Niterói tomou as quatro doses recomendadas da vacina contra Covid-19. A maior parte (86,34%) se limitou a duas doses enquanto 58,77% dos niteroienses foram imunizados com três doses. Em relação à vacina bivalente, foi aplicada em 26,05% dos moradores do município.
Leia mais: Niterói terá Supercentro de Exames, Imagens e Especialidades na Região Oceânica
Os dados são da secretaria municipal de Saúde que afirmou que a principal medida de prevenção contra as formas graves da Covid-19 é a vacina, “por isso é importante que a população esteja vacinada”.
– É comum, em todos os lugares, o número de pessoas vacinadas, ao longo do tempo, cair. É fruto do desinteresse ou falta de atenção para todas as vacinas de doses recorrentes, não somente a vacina contra Covid-19 – disse o epidemiologista Rômulo Paes de Sousa, em entrevista para o A Seguir. Ele integrou Comitê que auxiliou Niterói no enfrentamento à Covid.
De acordo com o painel da Covid-19 do ministério da Saúde, entre 1 de janeiro e 15 de março deste ano, Niterói teve três casos de Covid-19, sem registro de óbito. Segundo o Painel Covid-19 da prefeitura de Niterói, em 2024, foram registrados 860 casos da doença que levaram a 4 óbitos. Desde o início da pandemia, o município registrou 95.349 casos com 3.116 óbitos.
A SMS recomendou que, em caso de suspeita clínica de Covid-19, a população realize o Teste Rápido de Antígeno (TR-Ag) para COVID-19 ou a coleta de amostra para a realização de RT-PCR nas unidades de saúde do município.
Os casos confirmados devem iniciar o isolamento respiratório domiciliar imediatamente. O isolamento poderá ser suspenso no sétimo dia completo do início dos sintomas, se a pessoa estiver sem febre e sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e com remissão dos sintomas respiratórios, sem a necessidade de realizar novo teste de biologia molecular ou TR-Ag. Nesse caso, devem ser mantidas as medidas de uso de máscaras até o décimo dia completo do início dos sintomas.
Se o indivíduo permanecer sem melhora dos sintomas respiratórios ou tiver febre no sétimo dia completo, após o início dos sintomas ou se apresentar novo TR-Ag positivo para SARS-CoV-2, realizado a partir do quinto dia completo do início dos sintomas, deve ser mantido o isolamento respiratório domiciliar até o décimo dia completo. Caso o indivíduo não consiga usar máscara, quando estiver próximo a outras pessoas, o isolamento deve ser de 10 dias completos após o início dos sintomas.
Vacina
A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que há vacinas disponíveis nas policlínicas do Fonseca, Largo da Batalha, Santa Rosa, São Lourenço e Barreto e aguarda o envio de novas doses da vacina para ampliar a oferta em outras unidades de saúde.
COMPARTILHE