Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

MACs Niterói e Bahia estão para se tornarem “museus irmãos”

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O MAC da Bahia tem inauguração prevista para o segundo semestre, em Salvador. Parceria com Niterói prevê cooperação técnica
MAC foi inaugurado em 1996. Foto- Prefeitura de Niterói
O MAC de Niterói foi inaugurado em 1996. Foto: arquivo

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói e o futuro MAC da Bahia estão para se tornarem “museus irmãos”. Negociações neste sentido estão sendo feitas e vão culminar com um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições.

Leia mais: Google inclui MAC Niterói no mapa de atrações turísticas do Brasil

Nesta terça-feira (11), a prefeitura de Niterói divulgou a visita da diretora geral Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Luciana Mandelli, à cidade. O Ipac é o responsável pela gestão do novo equipamento cultural, a ser inaugurado no segundo semestre, em Salvador.

 

– É importante conhecer a experiência do principal MAC do Brasil hoje, que é o MAC de Niterói. Conhecendo a experiência, vamos trabalhar para que a gente possa ter uma ação combinada de parceria entre os museus. A ideia é fortalecer essa rede de museus públicos e garantir espaço mais democrático para a promoção dos artistas nacionais -, comentou Luciana Mandelli que também visitou, em Niterói, o Museu Janete Costa de Arte Popular e as obras de restauro da Ilha de Boa Viagem.

 

De acordo com o diretor do MAC Niterói, Victor De Wolf, a parceria entre as instituições será “para além da troca de acervo”:

 

– Esse intercâmbio vai nos possibilitar ampliar discussões e estarmos inseridos no debate decolonial e das novas narrativas para a ocupação dos espaços de arte e da construção de acervo. O Rio e a Bahia são estados parecidos, tiveram a formação de seu povo de forma parecida. Isso mostra que essa parceria tem muito a contribuir mutuamente.

 

Cabe à Fundação de Artes de Niterói a gestão do MAC do município. Presidente da FAN, Fernando Brandão considera o acordo com o MAC da Bahia uma possibilidade de ampliação de espaços para artistas de Niterói.

 

MAC Bahia

O Palacete das Artes vai abrigar o futuro MAC Bahia. Foto: reprodução Internet

 

O futuro museu vai ocupar o Palacete das Artes, no bairro da Graça, onde atualmente funciona o Museu Rodin da Bahia,  com acervo de obras do escultora francês Auguste Rodin (1840-1917). O Palacete foi construído em 1912 para servir de residência para o comendador Bernardo Martins Catharino. Foi projetado pelo arquiteto Rossi Baptista. Apresenta arquitetura eclética e exprime a riqueza da burguesia baiana do início do século XX.

 

O casarão histórico foi tombado em 1986 pelo IPAC e já abrigou a Secretaria Estadual da Educação e Cultura e os Conselhos Estaduais de Educação e de Cultura da Bahia até 2003, quando passou a sediar o Museu Rodin Bahia. O Palacete das Artes apresenta semelhanças com o Hotel Biron, local que atualmente abriga o Museu Rodin Paris, na França.

O acervo do Museu Rodin Bahia deve ser transferido para o Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, no bairro de Vitória. A rua fica em uma das áreas mais nobres de Salvador, com vista para a Baía de Todos os Santos, cujo perfil turístico tem se modificado com a transformação de históricas mansões em museus, como o próprio MAB.

 

O Futuro MAC Bahia será um espaço dedicado às artes visuais contemporâneas e suas intersecções com outras linguagens. Para a inauguração, está prevista a instalação de duas exposições: a mostra individual intitulada “Pade”, de Ayrson Heráclito, principal artista baiano no circuito internacional das artes atuais, e uma coletiva com as obras selecionadas para comporem o acervo do novo museu.

COMPARTILHE